Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O Top dos sistemas de Cronometragem vai operar na Torre de Interlagos
Quarta-feira, 02 de Abril de 2003
 
Se nas corridas nacionais a sofisticação dos equipamentos já é grande, no Grande Prêmio Brasil tanto a Torre de Controle de Interlagos quanto a Sala de Apoio de Cronometragem que fica situada no estacionalmento do circuito paulistano vão receber o que há de mais moderno, o Top dos sistemas de cronometragem no mundo, que integra a parafernália de 18 toneladas que viajam com a equipe TAG-Heuer pelas pistas que a Fórmula 1 visita ao longo do ano.

Empresa suíça com 130 anos de história, a TAG-Heuer é a responsável pela cronometragem das provas do ?circo? desde o início da temporada de 1992. A equipe de 20 técnicos comandados por Jean Campiche ? que trabalha na empresa desde 1973 - opera um sitema capaz não apenas de controlar os tempos de cada um dos carros da mais badalada categoria de automobilismo do planeta, como também detectar eventuais queimas de largada e superação da velocidade-limite na área dos boxes.

Além do primário ? que pode também detectar as velocidades dos carros em 20 pontos distintos do traçado onde são colocadas antenas ?, o sistema de cronometragem tem também um sistema secundário, que permite resultados precisos mesmo que aconteça alguma pane no sistema principal.

Na Torre de Controle é operado o sistema principal de cronometragem, que alimenta 150 monitores que integram o arsenal de tencnologia que a TAG-Heuer carrega pelo mundo afora. Numa Carreta ? que na corrida brasileira é susbstituída por uma sala especial ?, são operados o sistema paralelo de controle e é feita a geração de caracteres para as transmissões televisivas das corridas. Na Sala de Apoio também é feito o envio das informações para o site da própria TAG-Heuer, que pode ser visitado neste endereço.

Portanto, durante os treinos, as sessões de classificação e a prova brasileira do ?circo?, uma verdadeira legião de Técnicos, e um arsenal de sofisticação vão estar ? assim como acontece em outros países do mundo -, em plena atividade para apontar quem foram os melhores na corrida que será a 700ª da história da Fórmula 1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/04 - Panis na frente no segundo treino
 05/04 - Barrichello dominou o primeiro treino do sábado
 05/04 - Até mesmo os números da telefonia são grandiosos em Interlagos
 04/04 - MP salvou a rodada brasileira do ?circo?
 04/04 - Rohonyi diz que prova será deficitária
 04/04 - Dia foi tranqüilo dentro e fora dos muros do circuito
 04/04 - Loteria pode prosseguir neste sábado
 04/04 - Montoya testou a eficácia da área de escape
 04/04 - Button marcou um ?strike? na metade de sua volta rápida
 04/04 - Webber faz a Jaguar terminar a sexta-feira em festa
 04/04 - Michael dominou. Pizzonia bateu no chuvoso treino em Interlagos
 04/04 - Domínio de Trulli no treino ?meio seco, meio molhado?
 03/04 - Estréia do filho vai manter Piquet distante de Interlagos
 03/04 - FIA já deu sinal verde para a prova em Interlagos
 03/04 - De la Rosa é contratado pela McLaren
 03/04 - Está chegando a hora do ?circo? roncar seus motores
 01/04 - Pilotos da Renault pedalaram em Interlagos
 01/04 - Schumacher reconhece que terá dificuldades. Mas não descarta a possibilidad
 01/04 - Resolvido o problema com o HANS, Barrichello já não é dúvida
 01/04 - Jordan vai completar 200 corridas na Fórmula 1

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados