Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1967: o ano em que Portugal redescobriu o Brasil
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2003
 
Assim como no descobrimento do Brasil, eles já haviam estado por aqui, na Gávea de 35 a 38, com Henrique Lehrfeld, José Araújo, Vasco Sameiro, Casimiro de Oliveira e Manoel de Oliveira e em 1960, na Barra da Tijuca com Nicha Cabral. Mas os lusitanos descobriram a nossa Mil Milhas no ano de 1967, quando o ?Team Palma? desembarcou no porto de Santos com dois Lotus 47, um Lotus Cortina e um Porsche 911S, com pinta de que iriam arrasar nas nossas pistas.

Nessa época, ainda vivíamos o ?epílogo? da novela CBA x Automóvel Clube do Brasil, pelo comando do nosso automobilismo, quando o ACB era filiado à FIA, retirando da CBA a condição de organizar eventos internacionais.

Mesmo assim, os portugueses resolveram encarar uma possível punição da FIA e, aceitaram o convite formulado por Eloy Glogliano, e levado por Anísio Campos, para participarem da nossa maior prova automobilística.

Eles chegaram, treinaram e correram, descobrindo que o nosso automobilismo era muito mais avançado que o deles. O desempenho do Lotus 47 foi o causador da maior decepção. Era o carro mais rápido nas retas, mas as suas luzes de freios acendiam muito antes de todo mundo, perdendo segundos preciosos no miolo de Interlagos, onde, então, cada volta tinha 7.933 metros.

Quando paravam nos boxes, era outro ?Deus nos acuda?. Antônio Peixinho, um piloto que já havia competido em Monza com uma Ferrari 250 LM e que competia a bordo de um Lotus Ford Cortina, parou nos boxes para reabastecer e não apareceu ninguém, já que seus mecânicos continuavam a assistir tranqüilamente à prova. Só depois de muita gritaria o reabastecimento foi feito, e Peixinho pôde retornar à disputa.

A honra lusitana acabou sendo salva pelo Porsche 911S, um carro que a princípio nem seria usado na prova, mas que, conduzido pela dupla Nogueira Pinto e D?Andrade Vilar, terminou na terceira colocação, com sete voltas atrás dos vencedores, Luis Pereira Bueno e Luiz Fernando Terra Smith. A segunda colocação ficou para Bird Clemente e Marivaldo Fernandes, que mesmo tendo permanecido parados nos boxes por 20 minutos, conseguiram ?arrastar? o carro até a quadriculada.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 25/01 - Torcedor pode assistir de graça a Mil Milhas
 25/01 - Participantes da Mil Milhas ganharam treino extra
 25/01 - É aconselhável incluir uma capa de chuva no ?Kit Mil Milhas"
 25/01 - Curtinhas sobre a prova
 25/01 - ?New Beetle? deve chegar apenas no final da tarde a Interlagos
 25/01 - Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "I"
 25/01 - Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "II"
 25/01 - Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "III"
 25/01 - Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "IV"
 23/01 - Mil Milhas Brasileiras: Confira o grid completo
 23/01 - Negrão/Hoffmann/Nabuco/Etchenique saem na pole da Mil Milhas
 23/01 - Confira todos os tempos da terceira classificatória
 23/01 - Veja todos os tempos da segunda classificatória
 23/01 - Veja todos os tempos da primeira classificatória
 23/01 - Dois Porsche na frente em Interlagos
 23/01 - Ainda tem vaga na \Mil Milhas Brasileiras\
 23/01 - São Pedro já soube da Mil Milhas
 23/01 - Participante de ?No Limite? vai competir na Mil Milhas
 23/01 - Número de inscrições pode atingir o limite máximo permitido
 23/01 - Venta bastante, mas não chove em Interlagos

1 2 3 4 5 6 7 8

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados