Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois fatos a serem lembrados na prova do domingo
Segunda-feira, 25 de Março de 2002
 
Muito mais do que lembrar as 29 provas oficiais que o "circo" da Fórmula 1 já realizou em nosso país, a corrida que terá largada às 14 horas do próximo domingo em Interlagos nos trará à mente dois fatos marcantes, um triste e outro alegre.

A lembrança triste que certamente será lembrada por qualquer um que tenha mais de 35 anos fica por conta daquele chuvoso 18 de maio de 1977, quando um acidente aéreo ocorrido na região de Mairiporã, no interior de São Paulo, vitimou o paulistano José Carlos Pace, o "Moco", como era conhecido pelos amigos.
Terminava ali, há 25 anos, a carreira de um piloto brasileiro que havia estreado na Fórmula 1 no GP da África do Sul de 1972, conduzindo um March equipado com motor Ford. Um brazuca que ao longo de uma carreira que durou 72 GPs (o último deles coincidentemente também disputado no circuito sul-africano de Kyalami), conquistou um único triunfo, alcançado justamente na terra onde nascera no dia 6 de outubro de 1944: a capital paulistana.

A única vitória de José Carlos Pace na Fórmula 1 aconteceu a bordo de um carro da equipe Brabham empurrado por um motor Ford no circuito que era conhecido como Interlagos, mas que passou a ter o nome do piloto após sua morte. Emerson Fittipaldi cruzou a linha de chegada das 40 voltas pelo velho traçado do circuito paulistano na segunda posição, o que tornou aquele 26 de janeiro de 1975 uma data inesquecível para todos os amantes do nosso automobilismo.

A lembrança alegre ficará por conta do fato de que estarão sendo completados no próximo dia 10 de setembro exatos 30 anos desde a conquista do primeiro título de campeão mundial da Fórmula 1 por Emerson Fittipaldi, piloto que duas temporadas mais tarde repetiria a dose, e que em 1989 juntaria mais um título a seu histórico: o de melhor do ano na Fórmula Indy.

Sem dúvida há lembranças a serem chamadas da mente quando os motores forem acionados no domingo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/03 - A McLaren parece respirar
 29/03 - Sato vai perder a melhor volta da classificação
 29/03 - Confira os tempos do primeiro treino
 29/03 - Com seu "novo brinquedo", Schumacher foi o mais rápido
 29/03 - Roadada de Raikkonen provocou bandeira vermelha
 29/03 - "Flanelinhas" são muitos nas áreas próximas ao circuito
 29/03 - Pelé verá a corrida no HC da Petrobras
 29/03 - São Paulo vira o centro das atenções mundiais
 29/03 - Classificatória da F-3000 terá duas sessões
 29/03 - Confira os horários da Fórmula 1
 29/03 - Helicópteros não irão mais pousar em Interlagos
 29/03 - Massa visitou o Centro Médico de Interlagos
 28/03 - Saiba o que disse Montoya em sua visita à Castrol
 28/03 - F-3000 - Petrobras Junior está confiante na temporada 2002
 27/03 - Obras passaram por pré-aprovação em Interlagos
 27/03 - "Xis" do ano passado fez Montoya perder o medo de Schumacher
 27/03 - Feriado deve aumentar o movimento em São Paulo
 26/03 - Burti elogiou o profissionalismo da Bridgestone
 26/03 - Dimensões do "circo" assustaram Felipe Massa
 26/03 - "Mulher eu não tenho", brincou Bernoldi

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados