Uma regra do regulamento que prevê que um carro não pode cruzar a linha de chegada seis minutos após o vencedor de uma classe tirou o trio Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima do pódio da classe “LMP1” na 84ª edição da 24 Horas de Le Mans.
O trio liderou praticamente todo o último quarto da disputa no Circuit de La Sarthe, mas Nakajima viu o propulsor de seu Toyota híbrido número 5 “apagar” a uma volta e meia da bandeirada, e, mesmo tendo conseguido arrastar a máquina até os boxes depois de dois novos “apagões” do propulsor, levou mais que o tempo máximo permitido, e, portanto, acabou desclassificado.
Quem agradeceu o azar dos nipônicos foi o pessoal da Porsche, que com o triunfo de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb numa corrida que até cinco minutos antes da quadriculada parecia perdida acabou assegurando seu segundo topo do pódio consecutivo, e a 18ª vitória de sua história de participações na mítica corrida francesa.
A pane do número 5 foi excelente também para Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, que com o segundo lugar acabaram evitando um domingo de tragédia completa para a Toyota, tendo beneficiado ainda o brasileiro Lucas Di Grassi e seus companheiros
Loïc Duval e Oliver Jarvis, terceiros colocados a bordo de um Audi R15 que teve uma série de problemas especialmente durante a fase inicial da prova.
Na classe "LMP 2" quem fez a festa foi o brazuca nascido nos Estados Unidos Gustavo Menezes, que junto com o francês Nicolas Lapierre e o monegasco Stéphane Richelmi conduziu o Alpine A460/Nissan número 36 até a vitória.
Na divisão "LMGTE Pro" a Ford marcou seu retorno à prova 50 anos após o primeiro triunfo de um modelo GT 40 com o topo do pódio de Joey Hand/Dirk Muller/Sébastien Bourdais, enquanto William Sweedler/Towsend Bell/Jeffrey Segal levaram seu Ferrari 458 Italia à vitória pela divisão "LMGTE Am".
Finalmente a classe Innovative Car, onde o único inscrito foi o Morgan LMP2/Nissan da SRT41 By OAK Racing pilotado pelos franceses Christophe Tinseau, Jean-Bernard Bouvet e Frédéric Sausset, este último, o primeiro piloto quadriamputado da história a participar da maratona em Le Mans. |