O protótipo "Super Compacta BMW Speeder" com o qual Nélson Piquet estará disputando a Mil Milhas em parceria com o sobrinho Rodrigo e com Mário Haberfeld (o campeão inglês da Fórmula 3 em 1997) virá para São Paulo bastante alterado em relação aos componentes que tinha instalados em abril do ano passado, quando o tricampeão mundial da F-1 em dupla com Rodrigo venceu com folga a "1000 Km de Brasília". A nova carenagem, sobre a qual você leu na edição da terça-feira do Speed On Line, é apenas um dos itens modificados no carro de Piquet.
Em conversa telefônica com Amir Nasr, que empresta seu nome à equipe pela qual Vítor Meira faturou o título de 2000 da F-3 Sul-americana, soubemos que o protótipo com o qual Nélson Piquet estará buscando o bicampeonato da Mil Milhas - ele venceu a prova disputada em Brasília em 1997, tendo como companheiros na pilotagem de uma McLaren GTR o venezuelano Johnny Cecotto e o inglês Steve Soper - virá para São Paulo com muitos itens modificados. Nasr, o responsável pela preparação da máquina contou: "Nós trocamos o assoalho antigo que tinha efeito-solo por um plano. Também retiramos o radiador único que havia na parte frontal do carro e o substituímos por dois nas laterais. A nova carenagem vai deixar o carro mais rápido nas retas, e melhorar o contorno de curvas, já que a pressão aerodinâmica é maior", disse Amir, que concluiu dizendo que a suspensão traseira, o principal problema do protótipo "foi toda refeita".
A suspensão traseira do protótipo "Super Compacta BMW Speeder" de Nelson Piquet foi o componente responsável pela desistência de sua equipe da "6 Horas de Fortaleza", corrida que aconteceu em 20 de fevereiro do ano passado na qual a vitória coube ao trio Arialdo Pinho, Vitor Meira e Igor Barbosa. Naquela prova Nélson tinha como parceiros o amazonense Antonio Pizzonia - que na temporada 2000 arrebatou o título inglês de Fórmula 3 - o cearense Arialdo Pinho e o carioca Ernani Júdice. O domínio da escuderia de Nélson começou nas sessões de treinos livres, prosseguiu nas classificatórias (quando conquistou a pole com 1min13s867) e continuou nas voltas iniciais da corrida, quando, sob a condução de Pizzonia, o protótipo era muito superior aos demais carros inscritos, tanto que o manauara cravou um novo recorde para o Autódromo Virgílio Távora ao estabelecer a marca de 1min14s806. No 34ª das 183 voltas totais a quebra da suspensão traseira fez Pizzonia encostar o carro no final da reta principal. Era o fim da disputa para o time.
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