O carioca Thomas Erdos e o paranaense Jaime Melo Júnior serão os representantes de nosso país na mais importante corrida de Grã Turismo do mundo: a ?24 Horas de Le Mans?, que terá sua 72ª edição disputada no próximo final de semana.
Erdos, que já foi inscrito em seis, não conseguindo classificar-se para uma disputa, estará dividindo a condução de um Lola B160/ ERA da categoria ?LMP 1? com o escocês Nathan Kinch e com o inglês Mike Newton, enquanto Melo Júnior fará sua estréia na mais badalada prova de longa duração do planeta conduzindo um Ferrari 360 da categoria ?GT? em trio da JMB Racing completado pelos franceses Stephane Daoudi e Jean-Rene de Fournoux.
23ª participação
Com a participação de Erdos e Melo Júnior nas sessões de classificação que acontecerão nesta quarta e quinta-feiras, nosso país estará tomando parte pela 23ª vez na corrida que tem como principal característica o fato de jamais ser interrompida por bandeira vermelha, por mais grave que seja um eventual acidente.
A história das participações verde e amarelas na disputa começou a ser escrita na edição de 1935, quando Bernard de Souza Dantas, um francês filho de pai brasileiro e mãe francesa que depois de correr em Le Mans viria morar no Brasil participou da corrida pilotando em dupla com o francês Roger Teillar um Bugatti Type 57 com o qual, depois de abandonar, a dupla fechou a 33ª posição.
Acidentes graves
Na memória das participações brasileiras na prova em Le Mans, estão dois acidentes bastante graves.
O primeiro deles aconteceu nos treinos para a corrida de 1960, quando Fritz D´Orey chocou o Ferrari 250 GT SWB que pilotaria em trio completado pelos italianos Carlo Abate e Gianni Balzarini contra uma árvore. D'Orey sobreviveu ao acidente ocorrido a cerca de 270 km/h, mas deixou as pistas em razão das seqüelas que sofreu.
O segundo acidente grave sofrido por um brasileiro aconteceu em 1963, quando Christian "Bino" Heins faleceu quando o Alpine M63 Renault que dividia com o francês José Rosinski incendiou-se depois de bater contra uma árvore situada ao lado da Curva Mulsanne. |