O Adendo número 001/2004, que o site da CBA exibia desde o mês de fevereiro, previa as novidades no regulamento do Campeonato Brasileiro de Endurance que fizeram a estréia neste final de semana, na ?1000 Kilometros de Brasília?, a primeira das cinco corridas previstas pelo calendário.
As principais novidades em relação à regulamentação do ano passado dizem respeito à criação da categoria ?IB?, destinada aos carros de GT, e à inclusão dos carros de Turismo equipados com Turbo na categoria ?II?.
Abaixo você confere a íntegra do adendo, que pode ser conferido diretório ?Turismo? do site da Confederação Brasileira de Automobilismo (www.cba.org.br).
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO
CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL
CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURANCE
REGULAMENTO DESPORTIVO E TÉCNICO ? 2004
NORMAS TÉCNICAS
ADENDO 001
INFORMAÇÕES SOBRE AS CATEGORIAS (ALTERAR)
ARTIGO 13 - Serão aceitos no Campeonato Brasileiro de Endurance todos os veículos que se enquadrarem no presente regulamento técnico, sendo que este será basicamente da categoria ?Força Livre?. Nas categorias Gran Turismo e Sport Protótipo, ficam baseados no ALMS ? América Le Mans Séries e FIA World Endurance Championship.
CATEGORIA I ? ?A?
? SPORT PROTÓTIPO FIA ? ATÉ 2000 CC
? VEÍCULOS CATEGORIA - E 1 FIA
? SPORT PROTÓTIPO NACIONAL ? ACIMA 2001 CC
? SPORT PROTÓTIPO NACIONAL ? ATÉ 2000 CC EQUIPADOS COM TURBO COMPRESSOR
CATEGORIA I ? ?B?
? GT / NGT - FIA
VEÍCULOS DE TURISMO ? ACIMA DE 2000 CC EQUIPADOS COM TURBO COMPRESSOR
CATEGORIA II
? TURISMO ESPECIAL FORÇA LIVRE ? ACIMA DE 2001 CC
? PICK-UPS DE COMPETIÇÃO ? ACIMA DE 2001 CC
VEÍCULOS DE TURISMO ATÉ 2000CC EQUIPADOS COM TURBO COMPRESSOR
CATEGORIA III
? SPORT PROTÓTIPO NACIONAL - ATÉ 2000 CC
? GRAN TURISMO - ATÉ 2000 CC
CATEGORIA IV
? VEÍCULOS DE TURISMO FORÇA LIVRE ATÉ 2000 CC
? PICK UP DE COMPETIÇÃO ? ATÉ 2000 CC
.
OBSERVAÇÃO: (Nova Redação)
É proibida a participação de veículos com rodas expostas. Ex. monopostos e tubulares do tipo auto cross.
TANQUES DE COMBUSTÍVEL E REPAROS DURANTE A PROVA
ARTIGO 16 ? Combustível: (ALTERAR)
A aquisição do combustível será de responsabilidade das equipes, permitido, álcool e gasolina com livre octanagem. Cabe a cada equipe, manter dentro dos boxes a quantidade máxima de 120 (cento e vinte) litros de combustível para abastecimento, mais a capacidade permitida de combustível na torre de abastecimento. Para que o transporte de combustível dentro da área dos boxes tenha o mínimo risco de derramamentos e incêndios, cada piloto e chefe de equipe deverá providenciar um carrinho manual para facilitar o transporte do combustível.
16.1 (ALTERAR)
Capacidade máxima dos tanques de combustível:
- Veículos de turismo e protótipos com motores até 2000cc - 80 (oitenta) litros.
- Protótipos nacionais com motores acima de 2001cc - 80 (oitenta) litros.
- Veículos, com motores acima de 2001 cc - 100 (cem) litros.
- Categoria E 1 FIA - 100 (cem) litros.
17.1 - RESERVATÓRIO DE ABASTECIMENTO: O reservatório deverá possuir as seguintes características:
A) ? (ALTERAR) A capacidade máxima de combustível armazenado na torre para o reabastecimento deve ser de 100 (cem litros).
Rio de Janeiro, 14 de abril de 2004.
Conselho Técnico Desportivo Nacional
Nestor Valduga
Presidente
Confederação Brasileira de Automobilismo
Paulo Enéas Scaglione
Presidente
|