Enquanto os motores não roncam para mais uma edição da ?24 Horas de Daytona? ? o que vai acontecer a partir das 16h00 deste sábado, pelo horário de Brasília -, você vai passear conosco pela história da competição que começou provas de duração bem menor que a atual.
Apesar de contabilizadas como resultados da prova de 24, as duas primeiras edições da corrida em Daytona ? realizadas nos anos de 1962 e 63 - tiveram apenas três horas de duração.
Naqueles primeiros anos da década de 60, as competições valeram pontos para o Campeonato Mundial de Construtores de carros GT. Em 1962 quem ganhou foi Dan Gurney, a bordo de um Lotus 19 Ford, e, um ano mais tarde, quem ocupou o topo do pódio foi Pedro Rodriguez, conduzindo um Ferrari 250GT.
Segurança não era exatamente a preocupação de pilotos e Dirigentes na ocasião em que foram escritas as primeiras páginas na história da ?24 Horas de Daytona?, com os Drivers tratando de usar o que lhes parecesse adequado, tanto que Gurney, o ganhador de 1962, mais parecia um gladiador da idade média que um piloto de carros esporte, como você pode ver na foto acima. |