Depois de algumas edições disputadas apenas por veículos ?Made In Brazil?, ou, no máximo, alguns produzidos fora que já há muito se encontravam em nosso país, a 19ª Mil Milhas foi marcada pelo retorno dos carros importados.
As grandes vedetes da disputa travada em 21 de janeiro de 1989 foram o Mercedes Benz 2300cc pilotado por Raul Boesel, João ?Capeta? Palhares e pelo francês Raymond Lourel, e o Porsche 944 conduzido por Élio Seikel, Ricardo Cosac e Marcelo Gomide, todos participantes do então efervescente Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.
O 190E da Mercedes acabou ?ficando pelo caminho? depois de ter tido problemas no circuito eletrônico de comando da injeção/ignição. Já o modelo 944 da Porsche recebeu a quadriculada no segundo lugar, atrás do Stock Car de Zeca Giaffone ? que tornou-se o primeiro e até hoje único pentacampeão da prova ?, e de Walter Travaglini, que ganhou pela segunda vez a Mil Milhas.
Vale ressaltar ainda que a prova de 89 marcou a última participação de Camilo Christófaro numa Mil Milhas. Pilotando um Opala Força Livre em trio completado pelo filho Camilinho Christófaro e por Américo Bertini Neto, o ?Dédinho?, o ?Lobo do Canindé? terminou na terceira posição.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |