Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Saiba mais sobre as participações da Ferrari em nossas provas
Terça-feira, 21 de Outubro de 2003
 
Exceto nas provas da Fórmula 1 e no Torneio GT promovido por Nelson Piquet em 1996, carros da marca Ferrari tiveram participação em grandes corridas de caráter internacional, a última delas na Mil Milhas de 1970.

A primeira participação de destaque de um modelo produzido em Maranello nas nossas competições aconteceu no ?GP IV Centenário?, disputado no Rio de Janeiro no dia 19 de setembro de 1965, quando Camilo Christófaro usou um Ferrari 250 GTO para superar os à época imbatíveis Abarth Simca de Jayme Silva e Ciro Caires nas corridas na Barra da Tijuca.

O carro com o qual Cristófaro ganhou a ?IV Centenário?, depois foi vendido ao carioca Paulo César Newlands, que participou de algumas poucas competições regionais no Rio de Janeiro, com destaque para a vitória alcançada no Circuito de Petrópolis em 1967.

Em 1970 aconteceu a última participação de um carro da marca do ?Cavallino Rampante? numa competição de caráter nacional. Foi 10ª Mil Milhas, disputada no dia 22 de novembro, quando um modelo 512S foi inscrito para ser pilotado pelos italianos Giampiero Moretti e Corrado Manfredini.

Aquela prova começou debaixo de muita chuva, algo que acabou atrasando os italianos na largada tipo Le Mans. O atraso, porém, foi recuperado já nas primeiras horas da madrugada, depois dos pilotos da ?Macchina? terem feito uma série sensacional de ultrapassagens, até assumirem a liderança.

Quando tudo indicava que Moretti e Manfredini venceriam com facilidade, surgiu um defeito no sistema de alimentação do carro, o que custou uma permanência nos boxes de quase duas horas.

Já sem chances de alcançarem os líderes e vencedores Abílio e Alcides Diniz, os italianos decidiram retornar à pista para desfilar a potência do motor Ferrari pelos 7.960 metros do circuito de Interlagos, o que acabou lhes valendo diversas vezes a melhor volta, a mais rápida delas fechada em 2min58s5, andando à média de 160,548 km/h.

Depois da Mil Milhas, o Ferrari 512S participou da terceira e quarta etapas da ?Copa Brasil?, terminando ambas as corridas ? também disputadas em 1970 ? na segunda posição, as duas vezes atrás do Lola T210 de Emerson Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 24/10 - O MCR dominou o último treino no Rio
 24/10 - Novamente, Mercedes em primeiro
 24/10 - Veja a relação dos inscritos para a prova do domingo
 24/10 - Problema no câmbio tira Ferrari dos treinos
 24/10 - Mercedes continua na frente em Jacarepaguá
 24/10 - Alcides/Paulão/Pedro começaram na frente em Jacarepaguá
 24/10 - Líderes mudam de carro após problema com Porsche
 23/10 - Hoffmann pilotará o ?Radical? na ?500 Kilometros?
 23/10 - Porsche deixou líderes na mão em Jacarepaguá
 23/10 - Rio: Trio será o mesmo que venceu a primeira corrida
 23/10 - Com a chuva, times ainda nem entraram na pista
 23/10 - Paternostro vai disputar a prova do Rio com MCR
 23/10 - Chuva na chegada dos inscritos ao Rio de Janeiro
 22/10 - Ingressos estão à venda nas bilheterias do circuito
 22/10 - Liberado treino extra para a prova no Rio
 21/10 - Confira os resultados de todas as provas de Endurance no Rio
 21/10 - Greco/Duarte ganharam a ?500 Km? no final de 1985
 21/10 - Um modelo Ferrari voltará a competir em nossas pistas
 21/10 - Quarta edição da ?500 Km? valeu pelo Brasileiro de Marcas
 20/10 - 500 Km do Rio de Janeiro ? ?Do Fundo do Baú? - 3

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados