Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um encontro multilínguas em Le Mans
Sábado, 16 de Junho de 2001
 
Qual é a língua oficial de Le Mans?

Para quem respondeu o francês, acertou, mas apenas parcialmente. Verdade que na região onde está o "Circuit de la Sarthe" o francês é falado durante praticamente todo o ano, mas esta realidade muda um pouco na semana em que acontece a 24 Horas.

Pela multiplicidade de países representados na corrida, a semana de realização da prova de longa duração mais badalada do planeta acaba sendo também uma semana onde múltiplas línguas são faladas, até mesmo o francês.

Dentro e ao redor dos boxes, o clima mais parece de convenção da ONU. Há mesmo times onde acontece uma mistura inimaginável, como por exemplo na equipe do carro número 2, a Audi Sport North America.

O alemão é em tese a língua mais falada dentro da equipe, que afinal representa uma fábrica germânica. Acontece que a presença de técnicos norte-americanos dá uma certa "forçada" para que o inglês seja a língua usada.

Mas há dois pilotos italianos na condução do Audi R8: Rinaldo Capello e Christian Pescatori, e um deles é francês, Laurent Aiello, que se pudesse escolher iria se comunicar apenas na língua oficial de Le Mans.

Para evitar confusões, e para que todos se entendam, foi convencionado que a língua oficial nas comunicações entre os diversos pilotos e os técnicos é o inglês.

Quando terminam os treinos, e os pilotos passeiam pelo Paddock, cada um volta a conversar na língua de seu país de origem.

O inglês foi adotado também como língua padrão dentro da Dick Barbour Racing, equipe norte-americana que estará representada na pista pelo Reynard 01Q-LM - Judd
número 36.

Se a língua da terra de Queen Elizabeth não fosse adotada, o trabalho dentro dos boxes seria uma verdadeira loucura, já que um dos pilotos é belga (Didier de Radigues), o outro é alemão (Sascha Maassen) e o terceiro é japonês (Hideshi Matsuda).


Dentro dos boxes do carro número 72, um Porsche 911 GT3-RS, não houve qualquer tipo de dúvida quanto a que língua adotar, já que tanto o trio de pilotos Hideo Fukuyama, Atsushi Yogo e Kazuyuki Nishizawa, quanto a equipe, a Team Taisan Advan, são japoneses.
colaborou Gérard Estier
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/06 - De novo, ninguém conseguiu superar os Audi
 14/06 - Aiello/Capello/Pescatori largam na frente em Le Mans
 14/06 - Bentley detém a sétima marca
 14/06 - Aiello/Capello/Pescatori estabelecem a melhor marca em Le Mans
 14/06 - Mugen desenvolve motor para estar na próxima edição da 24 Horas
 13/06 - Campeões terminaram na frente as primeiras classificatórias em Le Mans
 13/06 - Porsche é a marca com mais vitórias em Le Mans
 13/06 - Japonês é o piloto com mais "horas de vôo" em Le Mans
 13/06 - Um encontro das mais fantásticas máquinas
 13/06 - Palco da "24 Horas" já teve a extensão alterada 11 vezes
 12/06 - Michelin é a preferida das equipes em Le Mans
 12/06 - Confira os inscritos na "24 Horas de Le Mans"
 06/06 - Cadillac está pronta para a 24 Horas de Le Mans
 06/06 - Prova "Non Stop" vai movimentar o final de semana

1 2 3

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados