Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Primeira ?500 Kilometros? aconteceu em 1964
Segunda-feira, 20 de Outubro de 2003
 
Agora que você já viajou conosco através da história de outras corridas de Endurance disputadas no Rio de Janeiro ? das quais você pode conferir os resultados usando este link -, vamos tratar das cinco edições já disputadas da ?500 Kilometros do Rio de Janeiro?, corridas que levaram o mesmo nome daquela que será disputada no próximo final de semana, com validade pela 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, que vive seu segundo ano em 2003.

A viagem pela história das ?500 Km? começa pela prova que foi disputada no dia 18 de outubro do historicamente complicado ano de 1964, quando Wilson Fittipaldi Júnior festejou o triunfo competindo com o Alpine A 110, um modelo que estreava nas competições brasileiras.

A vitória de Wilsinho nas 116 voltas totais da prova ? que terminou após 4h16minin46s5 -, foi facilitada pela ausência da equipe Simca, que havia trazido para o país os potentes Abarth Simca que estrearam vencendo a "3 horas" e os 500 Km de Interlagos.

O segundo lugar foi fechado por José Carlos Pace e Vittorio Andreatta, com um Willys Interlagos de fábrica, enquanto o terceiro posto na quadriculada ficou para DKW Malzoni II do modelo antigo pilotado por Marinho César de Camargo Filho e Eduardo Scuracchio.

O destaque negativo desta prova onde Francisco Lameirão/José Carlos Pace fecharam o quarto lugar com um Willys Interlagos, e na qual Marivaldo Fernandes/José Carlos "Cacaio" Matos ficaram com o quinto lugar a bordo de um Karmann Ghia Porsche, ficou por conta da morte de dois torcedores, que foram atropelados pelo mesmo carro que já havia deixado ferido um policial.

A confusão começou quando o Alfa Romeo Giulia TIS da equipe Jolly Gancia pilotado pelo carioca Mário Olivetti derrapou na ?Curva da Barra?, e acabou atropelando um policial.

Quando o piloto de Petrópolis entrou nos boxes para reabastecer, o Alfa foi cercado por policiais, e a confusão foi muita, do que Augusto Lamego, o proprietário do carro, se aproveitou para assumir o volante e voltar à pista.

Cinco passagens depois de recolocar o Giulia TIS de volta à pista, Lamego acabou atropelando alguns torcedores, provocando a morte instantânea de dois deles.

O curioso é que Augusto nem era piloto, e tampouco estava inscrito para a corrida, mas alguns dias mais tarde surgiu com uma cédula de condutor e uma ficha de inscrição na prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 24/10 - O MCR dominou o último treino no Rio
 24/10 - Novamente, Mercedes em primeiro
 24/10 - Veja a relação dos inscritos para a prova do domingo
 24/10 - Problema no câmbio tira Ferrari dos treinos
 24/10 - Mercedes continua na frente em Jacarepaguá
 24/10 - Alcides/Paulão/Pedro começaram na frente em Jacarepaguá
 24/10 - Líderes mudam de carro após problema com Porsche
 23/10 - Hoffmann pilotará o ?Radical? na ?500 Kilometros?
 23/10 - Porsche deixou líderes na mão em Jacarepaguá
 23/10 - Rio: Trio será o mesmo que venceu a primeira corrida
 23/10 - Com a chuva, times ainda nem entraram na pista
 23/10 - Paternostro vai disputar a prova do Rio com MCR
 23/10 - Chuva na chegada dos inscritos ao Rio de Janeiro
 22/10 - Ingressos estão à venda nas bilheterias do circuito
 22/10 - Liberado treino extra para a prova no Rio
 21/10 - Confira os resultados de todas as provas de Endurance no Rio
 21/10 - Greco/Duarte ganharam a ?500 Km? no final de 1985
 21/10 - Saiba mais sobre as participações da Ferrari em nossas provas
 21/10 - Um modelo Ferrari voltará a competir em nossas pistas
 21/10 - Quarta edição da ?500 Km? valeu pelo Brasileiro de Marcas

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados