Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 23/06 - Rally de Bragança Paulista tem percurso alterado
 22/06 - Saiba como funciona a segurança no Paulista de Velocidade
 21/06 - ?Fisico?, Villeneuve, Raikkonen e Montagny abrem a série de coletivas
 21/06 - Super Clio terá motores aspirados até o final da temporada
 20/06 - Na última passagem, Hinchcliffe herdou a vitória em Portland
 20/06 - Allmendinger quebrou a rotina na Champ Car
 19/06 - Pin Tung retoma a liderança, e Thomaz estréia no pódio
 19/06 - Sutil só no sobrenome
 18/06 - Caiu em duas voltas a vantagem do #8
 15/06 - Fisichella ficará na Renault por mais uma temporada
 13/06 - Michael fica até o final de 2008: Palavra de Briatore
 13/06 - Aldeia da Serra sediou maratona de provas
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados da Sênior 125
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados da Sprinter B
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados da Sprinter A
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados Master B e Super Sênior
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados Máster A
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados Júnior
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados Júnior Menor
 13/06 - Paulista Light: veja os resultados da Cadete

... 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados