Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/07 - Ekström foi o melhor da sexta-feira no Norisring
 21/07 - Os tempos do treino extra em Londrina
 20/07 - Veja os resultados das provas em Londrina
 20/07 - Veja a programação para Londrina
 20/07 - DTM terá casa cheia em Norisring
 19/07 - Speed Show troca Salvador por Curitiba
 19/07 - Resultados da da Copa Fusca
 19/07 - Resultado da Stock Car Paulista
 19/07 - Resultado da Spyder Race
 19/07 - Resultado da CTC Pick Up
 19/07 - Resultados do Paulista de Marcas e Pilotos
 19/07 - Resultado da Fórmula São Paulo
 19/07 - Resultados da Super Classic
 19/07 - Resultados da GT3 Cup Challenge
 17/07 - Biela/Pirro venceram pela ALMS, Melo Júnior faturou na ?GT2?
 17/07 - Mesmo sob chuva, bom público assistiu a mais uma vitória de Ricci
 16/07 - Ramires ganhou a disputa em Campo Grande
 16/07 - Lapenna ganhou pela quarta vez na temporada da F-Renault
 16/07 - Ebrahim voltou a vencer na Super Clio
 16/07 - Conway venceu também a segunda prova

... 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados