Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conheça a trajetória de Massa até chegar à Fórmula 1
Sexta-feira, 12 de Outubro de 2001
 
A trajetória do paulistano Felipe Massa rumo à Fórmula 1 começou em 1999, ainda no Brasil, onde levantou o título da temporada da Fórmula Chevrolet.

No ano passado o piloto seguiu para a Europa, onde a princípio estaria disputando somente as provas do Campeonato Italiano, e eventualmente as corridas do certame Europeu da Fórmula Renault que fossem realizadas na Terra da Bota.

O motivo para que Felipe disputasse exclusivamente o certame da Itália era simples: os patrocínios que conseguiu levar lhe garantiam somente a participação naquelas corridas, e mesmo assim, nem em todas as previstas pelo calendário da temporada.

Por um golpe do destino, o brasileiro venceu as duas provas que disputou pelo certame do Velho Continente como prêmio pelas vitórias alcançadas no certame italiano, levando o dono de sua equipe a permitir que corresse as demais provas do Continental mesmo sem o tão necessário dinheiro.

E foi assim que o paulista arrebatou os dois títulos, o que lhe catapultou para a Fórmula 3000 Européia, onde conquistou o título com uma prova de antecipação.

Confira os números do piloto

No ano passado, quando começou a correr na Europa, Felipe Massa alcançou nada menos que 8 triunfos, resultado que o fez encerrar 2000 como líder do Placar de Vitórias do Speed On Line , condição que dividiu com o brasiliense Vítor Meira, então competindo na Fórmula 3 Sul-americana.

No ranking de pole positions ? outro que compõe a seção "Placar Brasil" deste site-, Felipe foi o segundo colocado, com 6 conquistadas, uma a menos que os vencedores, Luciano Gomide e João Paulo de Oliveira, que disputaram respectivamente os certames Norte e Sul-americano da Fórmula 3. Cabe aqui lembrar que Oliveira competiu pela divisão "B" da categoria de nosso continente.

Massa foi o segundo melhor colocado também no Placar de melhores voltas. Também neste ele terminou a última temporada com 6, uma a menos que Gomide e Oliveira.

Nos rankings referentes à temporada 2001, Massa é o quarto colocado, com 5 vitórias; na contabilização das poles sua posição é a 2ª, também com 5 conquistadas. No quesito melhores voltas Felipe também é vice-líder, tendo sido 4 vezes o mais rápido até o momento.

Neste final de semana ele disputa a 8ª e última prova do Europeu da F-3000, em Valência, na Espanha.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/08 - Sertões: Marcos Baumgart e Beco Andreotti administram o terceiro lugar
 03/08 - Sertões: Reinaldo Varela e Marcos Macedo mantém a vice-liderança do Sertões
 03/08 - Placares tem novos totais
 03/08 - ACC deixará a promoção do ?Marcas e Pilotos?
 03/08 - Sertões: Confira os mais rápidos nos carros por etapa
 03/08 - Sertões: Veja os mais rápidos nos caminhões por etapa
 03/08 - Sertões: Os mais rápidos nas motos por etapa
 02/08 - Sertões: Dia difícil para Juca Bala
 02/08 - Sertões: Caminhão da X Rally Team faz prova cautelosa
 02/08 - Sertões: Marcos e Beco chegam na penúltima etapa em sétimo
 02/08 - Sertões: Varela e Macedo está perto da liderança
 01/08 - Sertões: Baumgart e Andreotti mantém a liderança na Protótipos
 01/08 - Serttões: Equipe Baterias Heliar sobe posições no Sertões
 01/08 - Sertões: Alexandre e Marcos chegam em nono lugar
 01/08 - Sertões: Juca Bala leva a melhor e vence nas motos
 01/08 - Sertões: Salvini Racing tem outro dia difícil
 01/08 - Sertões: Dupla da equipe RR Racing fica em terceiro na geral do dia
 01/08 - Sertões: Ação Social realiza atividades na cidade de Seabra
 01/08 - Mattos colocou o Brasil no topo do pódio da F-Atlantic
 01/08 - Por 0s010, Ebrahim superou Cruz Jr em Interlagos

... 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados