Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pizzonia destaca importância da preparação física para ir bem nas pistas
Terça-feira, 19 de Maio de 2009
 
Piloto amazonense acredita que em outras condições não seria possível completar a prova de Santa Cruz do Sul sem a direção hidráulica.

Muita gente pode não dar a devida importância, mas uma boa preparação física é fundamental para o sucesso no automobilismo. Como em qualquer outro esporte, ser um verdadeiro atleta ajuda muito no resultado final de uma disputa em uma prova. Campeões mundiais como Ayrton Senna e Michael Schumacher tinham com um de seus diferenciais uma excelente forma física.

No último domingo (17/05), durante a 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) provou que uma preparação física bem trabalhada colabora para os bons resultados. Agora já recuperado e apenas com algumas dores musculares, o piloto passou por apuros ao competir durante 30 das 32 voltas da corrida sem a direção hidráulica em seu Peugeot 307. “Sem minha dedicação e profissionalismo para cuidar da parte física, eu não teria completado a prova”, afirma o amazonense, que chegou a brigar pelo pódio e terminou em quarto lugar.

Essa opinião foi compartilhada por muitas pessoas nos boxes da pista gaúcha. “Muitos pilotos e chefes de equipe vieram me falar que nenhum outro teria terminado a corrida, que seria possível apenas completar umas duas voltas”, conta o quarto colocado na Stock Car. A experiência serviu para que o piloto de Manaus aumentasse sua convicção de que vale a pena manter essa mentalidade. “Eu sempre levei isso a sério e me preparei mais do que as categorias onde corri exigiam. Para ter uma folga e se precisar ir além do necessário, tenho que estar em condições. Eu dificilmente me canso após uma corrida de Stock Car. E depois de tudo o que aconteceu, tenho um motivo a mais para continuar trabalhando assim”, revela o piloto que já correu na Fórmula 1 e Fórmula Mundial, modalidades que exigem muito preparo físico.

O piloto da Amir Nasr Racing treina diariamente de 6 a 7 horas em Manaus. “Como eu treino bastante, procuro variar o máximo possível o meu treinamento para não criar uma rotina”, afirma o ‘Jungle Boy’, como ficou conhecido na Europa. Além de exercícios aeróbicos e de musculação na academia, Pizzonia também pratica outros esportes, como ciclismo, natação, corrida, caiaque, futebol, tênis e squash. “Eu também programo o meu treino conforme a minha necessidade, o que eu preciso melhorar. Tênis e squash, por exemplo, são bons para a concentração”, explica.

Além de esportes convencionais, Antonio também costuma encarar desafios diferentes. “Eu já participei da Maratona de Nova Iorque e estou sempre atrás de algo novo. Cheguei a treinar com uns amigos que irão participar de um Iron Man no final do mês, mas por problemas com meu joelho eu não pude manter a mesma carga de treinamento, e nem participar da competição”, relata o esportista. “É importante juntar a obrigação da preparação com o prazer de praticar o esporte. Eu gosto muito do que faço”, ressalta.

Além do físico, os cuidados com a mente têm destaque especial no dia-a-dia de Pizzonia. “Não é apenas do corpo que um atleta, um piloto precisa cuidar. Também faço exercícios para a mente, visando situações que vou encontrar nas corridas. Como manter o foco prolongado e manter o foco quando estamos com grande desgaste físico, momentos em que em um milésimo de segundo os erros podem acontecer”, finaliza.

Confira a classificação da Copa Nextel Stock Car após quatro etapas:

1º) Max Wilson (CA, SP), 53
2º) Valdeno Brito (P3, PB), 49
2º) Cacá Bueno (P3, RJ), 49
4º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 44
5º) Átila Abreu (CA, SP), 41
6º) Allam Khodair (P3, SP), 39
7º) Paulo Salustiano (CA, SP), 36
8º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 32
8º) Daniel Serra (P3, SP), 32
10º) Thiago Camilo (CA, SP), 29
11º) Antonio Jorge Neto (P3, SP), 26
12º) Xandinho Negrão (CA, SP), 21
13º) Marcos Gomes (CA, SP), 19
14º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 18
15º) David Muffato (P3, PR), 14
15º) Luciano Burti (CA, SP), 14
17º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 10
17º) Ricardo Zonta (P3, PR), 10
17º) Giuliano Losacco (P3, SP), 10
20º) Alceu Feldmann (CV, PR), 9
20º) Popó Bueno (CV, SP), 9
22º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 8
22º) Rodrigo Sperafico (P3, PR), 8
24º) Felipe Maluhy (P3, SP), 5
25º) Thiago Marques (P3, PR), 3
26º) Norberto Gresse (CA, SP), 2
27º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1
27º) Duda Pamplona (CV, RJ), 1 ponto.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 11/08 - Pruett/Diaz venceram pela GrandAm em Watkings Glen
 11/08 - Riberi venceu a 11ª prova da Júnior
 11/08 - Camilo voltou a ser o mais rápido na V8
 11/08 - Polehtto sairá na frente pela Júnior
 11/08 - Fogarty/Gurney largarão da pole position em Watkings Glen
 11/08 - O ?local? Kaesemodel terminou na frente o terceiro treino da V8 Light
 11/08 - Razia iniciou um ?Tour? pela Europa
 11/08 - Camilo dominou na abertura dos treinos da V8
 11/08 - Schlegelmilch largará na pole. Thomaz será o 3º no grid
 11/08 - Daniel foi o melhor no segundo treino da V8 Light
 11/08 - Riberi segue na frente pela Júnior
 10/08 - Landi comandou o treino da quinta-feira pela V8 Light
 10/08 - Riberi foi o nome nos treinos da Júnior
 10/08 - Melo Júnior priorizará a disputa do FIA GT
 10/08 - De folga, pilotos da GP2 fazem as contas
 09/08 - Piquet, Chanoski e Fraga movimentaram os rankings
 09/08 - Equipe confirma saída de Christian Fittipaldi
 09/08 - Coluna de Max Mosley passa a ser publicada no site oficial do GP Brasil
 09/08 - Losacco pode garantir presença nos playoffs
 09/08 - Haberfeld e Fernandez retornam confiantes a Watkins Glen

... 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados