Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/08 - Senna garantiu a pole position em Silverstone
 11/08 - Pruett/Diaz venceram pela GrandAm em Watkings Glen
 11/08 - Riberi venceu a 11ª prova da Júnior
 11/08 - Camilo voltou a ser o mais rápido na V8
 11/08 - Polehtto sairá na frente pela Júnior
 11/08 - Fogarty/Gurney largarão da pole position em Watkings Glen
 11/08 - O ?local? Kaesemodel terminou na frente o terceiro treino da V8 Light
 11/08 - Razia iniciou um ?Tour? pela Europa
 11/08 - Camilo dominou na abertura dos treinos da V8
 11/08 - Schlegelmilch largará na pole. Thomaz será o 3º no grid
 11/08 - Daniel foi o melhor no segundo treino da V8 Light
 11/08 - Riberi segue na frente pela Júnior
 10/08 - Landi comandou o treino da quinta-feira pela V8 Light
 10/08 - Riberi foi o nome nos treinos da Júnior
 10/08 - Melo Júnior priorizará a disputa do FIA GT
 10/08 - De folga, pilotos da GP2 fazem as contas
 09/08 - Piquet, Chanoski e Fraga movimentaram os rankings
 09/08 - Equipe confirma saída de Christian Fittipaldi
 09/08 - Coluna de Max Mosley passa a ser publicada no site oficial do GP Brasil
 09/08 - Losacco pode garantir presença nos playoffs

... 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados