Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/08 - Pescarolo é campeã, e Erdos festeja mais uma vitória
 30/08 - Veja os resultado da prova inglesa da ALMS
 29/08 - Bélgica volta, e San Marino está fora da programação de 2007
 29/08 - Ingressos para o ´Super Prime? do Rally de Erechim estão à venda
 29/08 - Errata na pontuação da F-Atlantic
 29/08 - Oshima e Sutil venceram rodada com dois pódios brazucas no Japão
 29/08 - Heinen quebrou seqüência de triunfos de Ricci na Pick Up Racing
 28/08 - Vitória de Rahal adiou decisão na F-Atlantic
 28/08 - Bourdais chegou na frente em Montreal
 28/08 - Castro Neves volta à liderança na inédita vitória de Marco Andretti
 28/08 - Os números da F-3 Britânica
 28/08 - Conway e Jarvis venceram em Brands Hatch
 27/08 - Alonso e Renault seguem no topo das tabelas
 27/08 - O verde e amarelo voltou a brilhar no ?circo?
 27/08 - Todas as vitórias brazucas no "circo"
 26/08 - Dixon vai encabeçar o grid em Sonoma
 26/08 - Bourdais confirmou a pole, e Allmendinger larga a seguir
 26/08 - ´Em casa´, Hinchcliffe garantiu a pole na F-Atlatic
 26/08 - Piquet voltou a vencer pela GP2
 26/08 - Gounon, Fisken e Frei largam na pole em Donington

... 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados