Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/09 - Negri fez o verde e amarelo tremular sobre o pódio
 04/09 - Fontes venceu a primeira ?prá valer? na V8
 04/09 - Gomes gahou pela V8 Light em Santa Cruz
 04/09 - Riberi e De Conto chegaram na frente pela Júnior
 02/09 - Gomes vai encabeçar o grid da V8 Light
 02/09 - Burti conquistou sua segunda pole na V8
 02/09 - Camilo encabeça a lista dos que disputarão a ´Super Classificação´
 02/09 - De Conto marcou a pole para a 14ª corrida da Júnior
 02/09 - Kaesemodel na frente pela V8 Light
 02/09 - Polehtto sairá na frente na prova da Júnior de logo mais
 01/09 - Cacá já pulverizou o recorde extra-oficial de SCS
 01/09 - Landi foi o mais veloz do dia pela V8 Light
 01/09 - Riberi fez ?4X4? nos treinos da Júnior em Santa Cruz
 01/09 - Bueno liderou o primeiro treino ?prá valer? da V8
 01/09 - Diretor da SEAT Sport presidirá Comissão de Construtores
 01/09 - Bueno foi o melhor no treino extra da V8
 01/09 - Em companhia da Jr, as Stock V8 voltam a S. Cruz
 30/08 - Cresceram os totais dos rankings
 30/08 - LMES: Veja a pontuação do Campeonato de Equipes
 30/08 - LMES: Veja a pontuação do Campeonato de Pilotos

... 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados