Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Certame da Indy Lights ameaçado de extinção
Segunda-feira, 16 de Julho de 2001
 
O certame da Fórmula Indy Lights que é organizado pela CART pode estar caminhando para a extinção, sendo substituído por um semelhante, promovido pela rival Indy Racing League.

O Indianapolis Motor Speedway detêm os direitos de uso do nome da categoria, e o responsável pela promoção do certame organizado pela CART, Roger Bailey, admite que pode não ser capaz de atender às exigências para continuar a promover seu campeonato.

Paralelamente, o presidente do IMS, Tony George, pensa ter seu próprio certame, que contaria inicialmente com duas provas, a primeira delas em maio, no circuito oval de Indianápolis, e a outra no sábado que antecede a realização do GP de Fórmula 1.

Na disputa de seu campeonato, George pretende usar chassis Dallara e motores Judd V-8 de 3 litros, e Bailey admite que não conseguiu contratos que lhe garantam chassis e motores para além do final desta temporada.

Bailey criticou bastante à CART, dizendo que a entidade é a responsável pela situação a que chegou o certame que promove. "Até que a corda enrole nosso pescoço, ainda temos esperanças, mas nós certamente estamos no corredor da morte?, falou.

A CART começou a promover o campeonato da Indy Lights em 1998, e de lá para cá o certame vem perdendo muito em interesse. Outra categoria que está sob a responsabilidade da entidade é a Fórmula Toyota/Atlantic, que também só tem feito encolher os grids nos dois últimos anos.

Para basear suas críticas, Bailey lembra que em 1997 as provas da Indy Lights tinham grids formados por 28 carros, número que caiu para 18 um ano após, e que na temporada deste ano encolheu ainda mais. ?As duas categorias vem sofrendo com o encolhimento do grid?, diz ele. ?Tivemos corridas da Toyota/Atlantic com poucos carros, e algumas da Fórmula Indy Light onde não houveram mais que 10 pilotos alinhados?, protesta.

Como resultado do flagrante encolhimento, a Indy Lights tem chamado pouco a atenção da mídia, o que faz com que diversos antigos proprietários de equipes tenham uma série de histórias a contar sobre as dificuldades para a conquista de patrocínios.

Uma única categoria de suporte

Dizendo que a CART não moveu uma palha para evitar que a Fórmula Indy Lights chegasse ao estágio atual, Roger Bailey diz acreditar que a intenção da entidade seja a de ?matar? definitivamente a categoria, mantendo a Fórmula Toyota/Atlantic como a única a realizar as chamadas ?provas de sustentação?.

?No ano passado, quando o Bobby Rahal ainda era presidente da CART, houve a decisão de ter apenas uma categoria de sustentação, e, com base não sei no que, foi decidido que essa categoria seria a Toyota/Atlantic?, falou Bailey.

Roger disse que uma carta com aquilo que seria o esboço do novo campeonato da Toyota/Atlantic circulou no último inverno norte-americano, o que teria desestimulado muitos proprietários de equipes da Indy Lights a continuarem investindo. ?Era uma carta confidencial, e não sei como diabos ela se tornou pública?, reclamou.

?Eu poderia estar tratando das questões que envolvem os chassis e motores da Indy Lights, mas ninguém me deu autoridade para isso. Assim fico aqui sentado como um bolha, um porco vagabundo?, finaliza.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/09 - Classificação final da temporada da GP2 (Completa)
 10/09 - Pantano fechou com vitória a temporada
 10/09 - Confira os números do ?circo?
 10/09 - Michael desconta desvantagem para Alonso
 10/09 - Confirmada a venda da Midland
 09/09 - Lewis fechou a melhor volta, e pulverizou as chances de Nelson
 09/09 - Nunes sairá na pole pela F-Renault
 09/09 - Troca de ´Guard-rails´ atrasa a programação em solo capixaba
 09/09 - Bragantini vai encabeçar o grid em Vitória
 09/09 - Fábio Ebrahim sai na pole position em Londrina
 09/09 - F-Renault: Soares na frente no terceiro treino no ES
 09/09 - Piquet descontou mais dois pontos em relação a Hamilton
 09/09 - Mais uma vez Bragantini
 09/09 - Bragantini na frente no segundo treino da Clio
 09/09 - Soares comandou o segundo treino da Fórmula Renault
 09/09 - Raikkonen roubou a cena na classificatória em Monza
 09/09 - Frediani dominou pela Clio nas ruas capixabas
 09/09 - Nunes foi o melhor pela F-Renault nas ruas de Vitória
 08/09 - Piquet conquistou a pole, e se aproximou ainda mais de Hamilton
 07/09 - Em ritmo acelerado, CBA está completando 45 anos

... 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados