Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/10 - Ficou com Wolfart a pole da Pick Up Racing
 07/10 - Renato Martins encabeçará o grid Pinhais
 07/10 - Pole position de Massa em Suzuka
 07/10 - Posição de honra verde e amarela também no WTCC
 05/10 - Movimentação da 7ª etapa começa nesta sexta-feira em Pinhais
 03/10 - Movimentados todos os rankings do Placar Brasil
 02/10 - Adendo tem as regras do ´Playoff´ da V8
 02/10 - Vitória do Saleen na rodada húngara do FIA GT
 02/10 - Veja os números do FIA GT
 01/10 - Veja os números da A1 GP
 01/10 - Resultados da A1GP na Holanda
 01/10 - África do Sul e Alemanha venceram em Zandvoort
 01/10 - Os números finais do Britânico
 01/10 - Bons ´pegas´ na rodada final do Britânico em Thruxton
 01/10 - Os números do ´circo´
 01/10 - Veja o resultado completo do GP chinês
 01/10 - Schumacher derrotou o espanhol, e divide com Alonso o topo da tabela
 01/10 - DELETAR
 30/09 - África do Sul sairá na frente na primeira da A1GP
 30/09 - Alonso sairá na frente em Xangai

... 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados