Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil
Domingo, 24 de Março de 2002
 
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.

Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.

Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".

Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.

Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.

Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/10 - Massa: o quinto brazuca a vencer em nossos GPs
 23/10 - Os números finais da temporada
 23/10 - Foi Massa a conquista do bi por Alonso
 23/10 - Saiba quem já chegou lá na F-Renault brasileira
 23/10 - Confira a trajetória do campeão
 23/10 - Veja os números da Fórmula Renault
 23/10 - Romancini passeou, e Lapenna antecipou a festa pelo título
 21/10 - Power festeja sua primeira pole na categoria
 20/10 - ?Quero voltar e continuar aprendendo?, disse Pizzonia
 20/10 - Power é o pole provisório em solo australiano
 19/10 - Aberta a programação na Austrália
 19/10 - Atualizações temporariamente suspensas
 13/10 - Wolfart venceu sua segunda corrida na Pick Up Racing
 13/10 - Ebrahim ?chegou lá? no Brasileiro
 13/10 - Jorge Neto foi o mais veloz do dia pela V8
 13/10 - ´Cauê´ dominou o dia de treinos da Júnior
 10/10 - Risatti e Rodríguez venceram. Jimenez foi ao pódio em Valência
 10/10 - Intrigados, ferraristas não falam em jogar a toalha
 10/10 - Ramires foi o nome na passagem da categoria por Pinhais
 08/10 - Outra vitória do #4 no Brasileiro de Endurance

... 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados