Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/11 - Salles fora, e Pedro Gomes como seu substituto
 15/11 - Confira a programação do final de semana no Rio
 15/11 - WTCC também correrá no Circuito da Guia
 14/11 - Confira quem já venceu na ex-colônia portuguesa
 14/11 - Carbone e Streit representarão o Brasil em Macau
 14/11 - Veja os inscritos para a prova em Macau
 14/11 - Dois finais de semana, e dois títulos brazucas no kartismo japonês
 13/11 - Carros da Stock Car desfilarão pela orla carioca
 12/11 - Veja os números da Fórmula Truck
 12/11 - Confira o resultado completo da prova gaúcha
 12/11 - Fogaça ganhou pela Fórmula Truck em Tarumã
 12/11 - Os números da A1GP
 12/11 - Holanda e Itália venceram pela A1GP na China
 12/11 - Os resultados da A1 GP em Pequim
 11/11 - Cancelada a prova do Maserati em Goiânia
 11/11 - Cirino e Jardim largam na primeira fila em Tarumã
 11/11 - A1GP usará traçado diferente do previsto em Pequim
 10/11 - Bourdais é o pole provisório no México
 10/11 - Martins comandou o primeiro dia de atividades em Tarumã
 10/11 - Os tempos dos treinos na pista gaúcha

... 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados