Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 23/07 - Coletti em dose dupla na Italiana
 23/07 - Alonso conquistou a vitória no tumultuado GP da Alemanha
 20/07 - Hamilton foi o melhor da sexta-feira em Nürburgring
 16/07 - Nunes encabeçou a dobradinha verde e amarela na F-3000 Européia
 14/07 - Os números da finais da Novatos
 12/07 - SRO LA fechou parceria com empresa de Brunoro
 08/07 - Vitória dos Bana na "Três Horas de Cascavel"
 08/07 - Resultado completo da "3 Horas de Cascavel"
 08/07 - ?1-2-3? da Chevrolet, e a quebra do jejum de Priaulx no WTCC
 08/07 - Veja os resultados do WTCC em Portugal
 08/07 - A classificação do Mundial de Turismo
 08/07 - Romanini venceu a corrida do Brasileiro no PR
 07/07 - Baumer Neto/Casal Del Rey são os poles do Brasileiro em Cascavel
 07/07 - Pole position brazuca para a prova da F-Atlantic
 07/07 - O grid do Brasileiro no Paraná
 07/07 - Dobradinha dos Porshe na ALMS
 07/07 - Resultado completo da prova da ALMS
 07/07 - Romanini largará na frente pelo Brasileiro em Cascavel
 07/07 - WTCC: Menu encabeçará o ?1-2-3? da Chevrolet em Portugal
 07/07 - Hamilton garantiu a pole position em Silverstone

... 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados