Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/03 - Vendaval interrompe trabalhos da ?WS? em Valencia
 05/03 - F-BMW Américas correrá junto com o ?circo? em Interlagos
 05/03 - Mazzacane testou F-Truck em Guaporé
 05/03 - Fraga inicia o ano com pole e vitória
 03/03 - A classificação da F-Brasil
 03/03 - Otero ganhou duas na estréia da Fórmula Brasil
 03/03 - Geraldo Sermann foi o nome na primeira rodada do Brasileiro
 03/03 - Os números do WRC
 03/03 - Loeb venceu a rodada mexicana do WRC
 02/03 - Os números do Brasileiro
 02/03 - O resultado final da F-Truck em Guaporé
 02/03 - Monteiro vence na estréia pela Scania
 02/03 - Farfus foi o melhor no Warm Up em Curitiba
 01/03 - Veja o grid completo da Fórmula Truck em Guaporé
 01/03 - Martins é o pole na abertura do Brasileiro
 01/03 - Confira os tempos do quarto treino
 01/03 - Cirino dominou o terceiro treino em Guaporé
 28/02 - FIA testou novo sistema de sinalização em Barcelona
 27/02 - Uma categoria, duas primeiras etapas
 27/02 - Aos ?velhos?, grana, e carros para os ?novos?

... 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados