Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/03 - Os números lançados nos placares
 20/03 - Brazucas deram surra nos estrangeiros em torneio de Kart
 20/03 - A atuação dos brazucas no "Winter Tour"
 20/03 - F-Ford Inglesa: Victor Corrêa espera bons resultados em sua estréia
 16/03 - Hamilton venceu a acidentada corrida na Austrália
 16/03 - Veja o resultado da prova australiana
 15/03 - Hamilton largará na pole position do GP da Austrária
 15/03 - Glock foi despencando, e saírá em 19º
 15/03 - Veja o grid para a corrida em Merbourne
 10/03 - Acidente espetacular na prova do catarinense de Velocidade na Terra
 10/03 - ?Year Book? da Copa Clio já está à venda
 10/03 - Sara fecha na quarta posição a primeira do Uruguaio
 10/03 - Os resultados da Porsche GT3 Cup Challenge
 10/03 - Constantino Jr voou por Interlagos no sábado
 06/03 - A nota da CBA sobre a morte de Félix
 06/03 - Morre Batista Félix, o criador da F-Truck brasileira
 06/03 - Um perfil de Batista Félix
 05/03 - CBA altera data da 3ª etapa do Centro-Oeste
 05/03 - Veja as fotos de Marcas e F-Brasil
 05/03 - Confira a programação da temporada da F-BMW Américas

... 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados