Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/04 - Travaglini sai na frente pela Stock Júnior
 12/04 - Sondermann é o pole na estréia da nova Pick Up Racing
 10/04 - Pizzonia: ?Reabastecimento será show para a TV?
 10/04 - Sorocabano Átila Abreu é o mais jovem piloto da Stock Car
 10/04 - A intenção é boa, mas o funcionamento...
 10/04 - Ralf Schumacher fará sua estréia no DTM
 09/04 - Final de semana trouxe novos números para o Placar
 08/04 - Atualizados todos os calendários
 08/04 - Átila Abreu quer andar na frente com a JF Racing
 08/04 - Antonio Pizzonia volta a competir nos Estados Unidos
 08/04 - Fórmula São Paulo: Henrique Lambert vence a segunda consecutiva
 06/04 - Rahal ganhou a prova da Indy em St. Petersburg
 06/04 - Sara Sanchez vai ao pódio do Uruguaio de F-Chevrolet
 06/04 - Antinucci faturou a segunda prova da Lights em St. Petersburg
 06/04 - Com show de competência Andrade vence a prova em Goiânia
 06/04 - A classificação do Mundial
 06/04 - Massa passeou pelo deserto barenita
 05/04 - Giaffone marcou a pole para a prova em Goiânia
 05/04 - Kanaan conquistou a pole na F-Indy
 05/04 - Matos vence, e Bia fica com a terceira posição em St. Petersburg

... 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados