Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/04 - Ingressos já estão sendo vendidos para evento em Curitiba
 17/04 - Negrão será o único brasileiro na abertura do FIA GT
 16/04 - Europeu de F-3000: Veja a provável lista de inscritos*
 16/04 - Dois brazucas participam da primeira da F-3000 Européia
 15/04 - Um sábado bem triste
 15/04 - Novos números nos rankings do Placar Brasil
 15/04 - Caíram os preços das inscrições no Paulista de Kart
 14/04 - Parada cardíaca provoca morte de piloto do Paulista da G. Viana
 14/04 - Correa garante sua primeira presença no pódio da F-Ford Inglesa
 14/04 - Fraga alcançou mais uma vitória no kartismo japonês
 14/04 - Salustiano fez barba, cabelo e bigode na primeira da Copa Vicar
 13/04 - Patrick Gonçalves ganhou a primeira etapa da Stock Jr.
 13/04 - Ekström encabeçou o ?1-2-3? da Audi na primeira do DTM
 13/04 - Faccin vence, e Ramos fica fora da zona de pontos em Valellunga
 13/04 - Marcos Gomes ganhou a primeira da V8
 12/04 - Sebastiani vence, e Ramos vai ao pódio na primeira do Italiano
 12/04 - Mäki venceu em sua estréia no Europeu
 12/04 - Scheider encabeçará dobradinha da Audi no grid para a primeira do DTM
 12/04 - O veterano Hoffmann vai largar na frente da primeira da V8
 12/04 - Salustiano larga na frente pela Copa Vicar

... 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados