Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quinta-feira, 28 de Agosto de 2003
 
Eugênio Martins, piloto que inscreveu seu nome na história do automobilismo Brasileiro ao sagrar-se campeão da categoria "Mecânica Nacional" nas temporadas de 1957 e 1958, e que venceu também a "100 Milhas IV Centenário", contou um pouco sobre os bastidores da primeira edição da "500 Kilometros de Interlagos", corrida da qual participou a bordo de dois carros: um Maserati/Ford Studbacker com o qual foi terceiro colocado na dupla com Godofredo Viana Filho, e um Maserati/Ford Edelbrock com o qual concluiu a disputa na quarta colocação, na parceria que fez com Antônio Mendes Barros.

Sobre o surgimento da disputa, Martins contou: "A corrida surgiu principalmente em função da grande rivalidade que havia entre o Eloy Gogliano (presidente do Centauro Motor Clube), e o Ângelo Giuliano, que á época tinha uma loja de Auto Peças, a Tropical, que estava situada no mesmo prédio onde o Centauro tinha sede".

Com relação ao idealizador da "500 Km", Martins testemunhou: "O Ângelo Giuliano dedicou a vida toda ao automobilismo, tendo sido o responsável pela implantação do anel externo de Interlagos, onde aconteceram praticamente todas as 500 km".

Eugênio Martins relembra um fato lamentável daquela disputa: "A roda do carro do Ciro Caires (piloto que liderou a maior parte da corrida) se desprendeu, e acabou atingindo em cheio a Miss Campinas, uma das convidadas para a prova, que infelizmente teve morte instantânea", recorda.

A qualidade (ou falta dela) do asfalto da pista paulistana foi outro fato relembrado por Martins: "Como o asfalto era muito abrasivo, um jogo de pneus nâo durava mais que 8 ou 9 voltas", disse.

Relembrando que os carros da época não contavam com cintos de segurança, Eugênio Martins frisou: "Uma capotagem naquele tempo era quase um decreto de morte. Se capotasse, você tinha o carro sobre você, uma massa de uma tonelada, ou até um pouco mais, que tinha grandes possibilidades de te esmagar", testemunhou.

Martins frisou ainda que participar da corrida à época era uma aventura: "Principalmente quando você vinha na reta, poderia haver um cavalo atravessando a pista. Aí, você tinha de calcular direitinho para poder passar sem atropelar o bicho. Era uma loucura", testemunhou o ex-piloto.

Hoje aos 72 anos, Eugênio Martins vive com a esposa num apartamento no bairro do Butantã, na região Oeste da capital paulistana.

Mencionando que deixou as pistas por questões familiares, Eugênio Martins relembra com bom humor 1972, o ano em que decidiu pendurar o capacete: "Naquele ano eu fui ao enterro de cinco colegas, entre eles o Djalma Pessolatto, o Dinho Bonone e o Celso Lara Barberis. Acabei decidindo parar para que não me tornasse mais um na lista", finaliza.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 31/08 - Embreagem tirou Negrão da corrida
 31/08 - Confira os dez primeiros na 20ª volta
 31/08 - #8 na liderança em São Paulo
 31/08 - #21 foi para os boxes
 31/08 - Veja a parcial com 13 voltas
 31/08 - O #69 entra nos boxes
 31/08 - #200 cumprirá ?Time Penalty?
 31/08 - Veja os dez primeiros na 4ª volta
 31/08 - Largada aconteceu às 14h00
 31/08 - Bandeira vermelha abortou a largada
 31/08 - Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
 31/08 - Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
 30/08 - Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
 30/08 - Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
 30/08 - Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
 30/08 - Os líderes vão sair na frente pela ?II?
 30/08 - Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
 30/08 - De novo o Mercedes na pole position
 30/08 - O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
 30/08 - Omega na pole provisória da "500 Km"

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados