Depois da proibição da realização de provas de média e longa duração determinada pelo Governo em função da crise mundial do Petróleo, a "500 Kilometros de Interlagos" voltou a ser realizada, mas na 16ª edição, disputada no dia 7 de setembro de 1982, as atrações não seriam tantas assim, já que os carros admitidos seriam apenas os Opala da "Classe C" do Campeonato Paulista de Velocidade, na verdade, veículos equipados com pneus radiais de rua e sem diferencial autoblocante que haviam sido aposentados pela Stock Car um ano antes.
A "salvação da lavoura" acabou sendo o fato de alguns pilotos que então já tinham seus nomes conhecidos pelas disputas das provas da Stock terem se interessado por correr a "500", como por exemplo Luiz Alberto Pereira, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Reynaldo Campello, Denísio Casarini e Roberto Amaral, o "Coruja".
Na tomada de tempos, o destaque ficou para a dupla formada por Luiz Pereira e Nabil Khodair - este último o líder do Campeonato Paulista -, que marcou 1min06s06 no anel externo que após novas reformas passara a ter 3,278 metros.
Já na largada, Luiz Pereira começou a se destacar, completando a passagem inicial com a escolta de Aloysio Andrade Filho e Denísio Casarini, que começaram a abrir vantagem sobre os demais concorrentes.
Paulo Gomes fazia uma boa prova depois de ter tido problemas na largada, tanto que chegou a ocupar a primeira posição a partir da 53ª passagem, quando Nabil Khodair fez uma parada para reabastecimento e para devolver o carro a Pereira.
As possibilidades de Paulo Gomes inscrever seu nome na "Galeria dos campeões" da 500 Kilometros acabaram quando, num dos turnos de condução de seu companheiro Walter Corsi, o Opala sofreu superaquecimento do motor, o que significou o abandono, na 81ª passagem.
Dali adiante, as principais posições praticamente não foram mais modificadas, e a dupla Luiz Pereira Bueno/Nabil Khodair (que é pai de Alam Khodair, o atual líder do Brasileiro da Fórmula Renault), inscreveu seu nome na história da 500 Kilometros depois de cruzar a linha de chegada com 31 segundos de vantagem sobre Aloysio Andrade Filho/Ingo Hoffmann, os segundos colocados.
Veja abaixo quem foram os seis melhores na corrida.
1) Luiz Alberto Pereira/Nabil Khodair (SP/SP, Chevrolet Opala 4100), 153 voltas em 2h53min05s6 (média de 173,502 km/h)
2) Aloysio Andrade Filho/Ingo Hoffmann (SP/SP, Chevrolet Opala 4100), 153 voltas
3) Roberto "Coruja" Amaral/Ênio Di Bonito (SP/SP, Chevrolet Opala 4100), 147 voltas
4) Valmir "Hisgué" Benavides/Zilimir "Zeko" Greguricick (SP/SP, Chevrolet Opala 4100), 146 voltas
5) Ney Faustini/Edmilson Santili (SP/SP, Chevrolet Opala 4100), 146 voltas
6) João Lindau Neto/José Lenci Neto (SP, Chevrolet Opala), 133 voltas
Melhor Volta: Luiz Pereira (GM Opala), 1min06s35 (média de 177,857 km/h)
Largada: 13 carros |