Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
Sábado, 09 de Agosto de 2003
 
Tanto o traçado usado quanto os modelos de carros que estiveram na pista foram totalmente diferentes na sétima edição da "500 Kilometros de Interlagos", corrida disputada no dia 7 de setembro de 1964.

A mudança do traçado aconteceu em decorrência da alegação dos promotores de que o excesso de buracos no anel externo formado pelas Curvas 1,2, 3 e pela Junção tornaria precárias as condições de segurança, uma meia verdade que teve como real motivo atrair para as disputas no traçado completo - onde os 8 mil metros apresentavam um asfalto em condições ainda piores, e muito mato ao redor -, as novas vedetes do automobilismo brasileiro: os Abarth Simca de 2000cc que haviam sido importadas pela Equipe oficial da Simca do Brasil, e que uma semana antes haviam estreado com vitória na "3 Horas de Velocidade".

Também não totalmente verdadeiro foi o argumento de que os carros usados até então nas edições anteriores da "500 Km" estavam obsoletos e não ofereciam condições de segurança, alegação que caiu por terra apenas uma semana após, quando 17 "obsoletos" modelos de monopostos e esporte formaram o grid de 17 carros na disputa de uma corrida de 250 milhas.

Sem os "obsoletos", a "500 Km" de 1967 acabou tendo o grid de 21 carros formado em sua maioria por modestos Gordini e DKW.

Dada a largada, o público calculado em 15 mil pessoas viu Jayme Silva assumir a liderança, seguido por Fernando "Toco" Martins na pilotagem de um Abarth Simca 2000, o mesmo carro do líder.

Na 18ª volta o carro de Jayme Silva teve a homocinética partida, forçando-o a desistir da disputa que passou a ter a liderança de Toco Martins, seguido de Bird Clemente, que com seu Willys Interlagos dava um show de pilotagem para segurar a segunda posição.

Ciro Caires entrou nos boxes para que o isolamento acústico de seu Simca TGT pudesse ser recolocado pelos mecânicos, já que o barulho dentro do carro era ensurdecedor.

A quebra de um balancim obrigou Clemente a entrar nos boxes, onde permaneceu parado por mais de 13 minutos, aniquilando-lhe qualquer chance de brigar pela liderança.

Antes da quadriculada, Fernando Martins entregou a Caires a condução do Abarth Simca que cruzou a linha de chegada com três giros de vantagem sobre o Willys Interlagos do segundo colocado Luís Pereira Bueno, que terminou a disputa seguido por um carro do mesmo modelo, este pilotado pela dupla José Carlos "Moco" Pace/Francisco "Chico" Lameirão, que fechou um total de 60 passagens, ou seja, três a menos que os vencedores.

Confira abaixo como terminou a corrida.

1) Fernando "Toco" Martins/Ciro Caires (SP/SP, Abarth Simca 2000), 63 voltas em 4h17m58s9 (média de 117,225 km/h)
2) Luís Pereira Bueno (SP, Willys Interlagos 1000), 60 voltas em 4h18min06s03
3) José Carlos Pace/Francisco Lameirão (SP/SP, Willys Interlagos 1000), 58 voltas
4) Bird Clemente (SP, Willys Interlagos 1000), 58 voltas
5) Carol Figueiredo (SP, Renault 1093 - 850), 56 voltas
6) Valdemir Costa (SP) - Renault 1093 - 850), 53 voltas"

Melhor Volta: Jayme Silva (Abarth Simca 2000) ? 3m43s9 ? 128,629 km/hora (10ª)
Largada: 21 carros
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 31/08 - Embreagem tirou Negrão da corrida
 31/08 - Confira os dez primeiros na 20ª volta
 31/08 - #8 na liderança em São Paulo
 31/08 - #21 foi para os boxes
 31/08 - Veja a parcial com 13 voltas
 31/08 - O #69 entra nos boxes
 31/08 - #200 cumprirá ?Time Penalty?
 31/08 - Veja os dez primeiros na 4ª volta
 31/08 - Largada aconteceu às 14h00
 31/08 - Bandeira vermelha abortou a largada
 31/08 - Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
 31/08 - Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
 30/08 - Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
 30/08 - Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
 30/08 - Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
 30/08 - Os líderes vão sair na frente pela ?II?
 30/08 - Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
 30/08 - De novo o Mercedes na pole position
 30/08 - O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
 30/08 - Omega na pole provisória da "500 Km"

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados