Tanto o traçado usado quanto os modelos de carros que estiveram na pista foram totalmente diferentes na sétima edição da "500 Kilometros de Interlagos", corrida disputada no dia 7 de setembro de 1964.
A mudança do traçado aconteceu em decorrência da alegação dos promotores de que o excesso de buracos no anel externo formado pelas Curvas 1,2, 3 e pela Junção tornaria precárias as condições de segurança, uma meia verdade que teve como real motivo atrair para as disputas no traçado completo - onde os 8 mil metros apresentavam um asfalto em condições ainda piores, e muito mato ao redor -, as novas vedetes do automobilismo brasileiro: os Abarth Simca de 2000cc que haviam sido importadas pela Equipe oficial da Simca do Brasil, e que uma semana antes haviam estreado com vitória na "3 Horas de Velocidade".
Também não totalmente verdadeiro foi o argumento de que os carros usados até então nas edições anteriores da "500 Km" estavam obsoletos e não ofereciam condições de segurança, alegação que caiu por terra apenas uma semana após, quando 17 "obsoletos" modelos de monopostos e esporte formaram o grid de 17 carros na disputa de uma corrida de 250 milhas.
Sem os "obsoletos", a "500 Km" de 1967 acabou tendo o grid de 21 carros formado em sua maioria por modestos Gordini e DKW.
Dada a largada, o público calculado em 15 mil pessoas viu Jayme Silva assumir a liderança, seguido por Fernando "Toco" Martins na pilotagem de um Abarth Simca 2000, o mesmo carro do líder.
Na 18ª volta o carro de Jayme Silva teve a homocinética partida, forçando-o a desistir da disputa que passou a ter a liderança de Toco Martins, seguido de Bird Clemente, que com seu Willys Interlagos dava um show de pilotagem para segurar a segunda posição.
Ciro Caires entrou nos boxes para que o isolamento acústico de seu Simca TGT pudesse ser recolocado pelos mecânicos, já que o barulho dentro do carro era ensurdecedor.
A quebra de um balancim obrigou Clemente a entrar nos boxes, onde permaneceu parado por mais de 13 minutos, aniquilando-lhe qualquer chance de brigar pela liderança.
Antes da quadriculada, Fernando Martins entregou a Caires a condução do Abarth Simca que cruzou a linha de chegada com três giros de vantagem sobre o Willys Interlagos do segundo colocado Luís Pereira Bueno, que terminou a disputa seguido por um carro do mesmo modelo, este pilotado pela dupla José Carlos "Moco" Pace/Francisco "Chico" Lameirão, que fechou um total de 60 passagens, ou seja, três a menos que os vencedores.
Confira abaixo como terminou a corrida.
1) Fernando "Toco" Martins/Ciro Caires (SP/SP, Abarth Simca 2000), 63 voltas em 4h17m58s9 (média de 117,225 km/h)
2) Luís Pereira Bueno (SP, Willys Interlagos 1000), 60 voltas em 4h18min06s03
3) José Carlos Pace/Francisco Lameirão (SP/SP, Willys Interlagos 1000), 58 voltas
4) Bird Clemente (SP, Willys Interlagos 1000), 58 voltas
5) Carol Figueiredo (SP, Renault 1093 - 850), 56 voltas
6) Valdemir Costa (SP) - Renault 1093 - 850), 53 voltas"
Melhor Volta: Jayme Silva (Abarth Simca 2000) ? 3m43s9 ? 128,629 km/hora (10ª)
Largada: 21 carros |