Ainda denominado ?Autódromo do Rio de Janeiro?, o traçado situado no bairro carioca de Jacarepaguá sediou quatro das quinze corridas que compuseram o certame de estréia da Stock Car, em 1979.
A corrida que marcou a primeira passagem da Stock Car ? que então usava os modelos Opala - pela pista carioca foi disputada no dia 27 de maio de 1979, na quarta etapa do certame, ocasião na qual as corridas eram disputadas sempre em duas baterias, com somatória de tempos ao final.
E foi depois da soma dos tempos das duas provas de 10 voltas cada que o paulista José Próspero Giaffone, o ?Zeca? (hoje fabricante dos chassis tubulares usados pela categoria) fez a festa pela vitória, fechando um final de semana que começou com a conquista da pole position, assegurada com a marca de 2min25s12.
A média horária de Zeca foi de 123,798 km/h na disputa que terminou com Paulo Gomes e João ?Capeta? Palhares na segunda e terceira colocações, e onde a volta mais rápida foi de ?Paulão?, que ?virou? 2min24s92, à média de 123,798 km/h.
A Stock voltou a Jacarepaguá para a disputa da 8ª etapa do certame de 1979, no dia 7 de setembro. Quem saiu na pole position foi Raul Boesel depois de marcar 2min25s20 na classificatória. Após a somatória dos tempos das duas baterias com 8 voltas cada, a vitória foi de Paulo Gomes, que terminou a disputa escoltado por Affonso Giaffone Júnior (que havia vencido as três primeiras provas da história da categoria, disputadas em Tarumã, Guaporé e São Paulo), e de Raul Boesel.
A média horária do vitorioso Paulão foi 115,765 km/h, e a melhor volta foi fechada por Alfredo Guaraná Menezes em 2min25s80, à média de 124,237 km/h.
As duas corridas seguintes no traçado carioca foram disputadas em seqüência: a 12ª etapa foi realizada no dia 4 de novembro, e a 13ª no dia 22 do mesmo mês de 1979.
Na disputa do dia 4, a festa só não foi total para o goiano Alencar Júnior em função da melhor volta, que foi fechada por Zeca Giaffone em 2min24s58 (à média de 125,285 km/h). No mais, só deu Alencar, que saiu da pole position graças à marca de 2min24s46, e cruzou a linha de chegada em primeiro, adiante de Paulo Gomes e Affonso Giaffone.
Já a disputa do dia 22 começou com ?Affonsão? Giaffone na pole position (marcada com o tempo de 2min25s18), e terminou com a vitória de Paulo Gomes, que a uma média de 111,731 quilômetros por hora fechou as 20 voltas totais da competição adiante de Raul Boesel e Alencar Júnior.
Depois de quatro provas, o ranking de vitórias da Stock Car em Jacarepaguá apresentava Paulo Gomes no topo, com duas, enquanto Zeca Giaffone e Alencar Junior tinham um triunfo cada na história das corridas da então nova categoria na pista carioca. |