Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
História - Um novo combustível na volta da disputa
Quinta-feira, 03 de Abril de 2003
 
Proibidas pelo Governo Federal em função da crise do Petróleo dos anos 70, as corridas de longa duração no Brasil voltaram a acontecer em princípios da década de 80, quando todos os carros tinham obrigatoriamente de utilizar os motores a álcool.

E no retorno das disputas da ?1000 Kilometros de Brasília?, em 1980, os organizadores decidiram adotar uma complicadíssima fórmula que atribuía um número diferente de voltas a serem percorridas pelos diferentes modelo de carro inscritos, o chamado ?handicap?.

Pela Fórmula, os Opala da Chevrolet tinham de percorrer 197 voltas, os Passat da Volkswagen 192, os Ford Corcel 183 e os carros da Fiat 186.

O ?invencionismo? não foi capaz de impedir que três Oplala da então já existente Stock Car (que havia surgido um ano antes) cruzassem a linha de chegada nas principais posições.

Ganhou o que foi pilotado por ?Paulão? Gomes (que alcançou seu tricampeonato), em dupla com o carioca João Carlos ?Capeta? Palhares. Reinaldo Campello/Luiz Lara Campos ficaram com a segunda posição, seguidos de Antônio Castro Prado/Affonso Giaffone Jr.



Confira:
O especial sobre a prova
Os vencedores e segundos colocados em todas as edições

Leia também:

Um novo combustível na volta da disputa
?Moco?: a participação do vencedor do GP Brasil em 1975
Essa foto vale um destaque
Em 1974, a primeira edição disputada no Autódromo
O caos na prova de 1970
?Moco? venceu pela terceira vez em 1969
A estreante equipe Ford-Willys brilhou na prova de 1968
O adeus da DACON na prova de 1967
Em 1966, ?Mil Quilômetros? abriu o Brasileiro de Automobilismo
Primeira prova aconteceu no 2º aniversário da Capital Federal
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/04 - Safety Car já fez cinco intervenções na disputa
 20/04 - 1000 Km de Brasília - Parcial com 120 voltas
 20/04 - Parada do #11 colocou o #2 na frente
 20/04 - 1000 Km de Brasília - Parcial com 100 voltas
 20/04 - O #11 comanda as ações no Distrito Federal
 20/04 - #21 teve de cumprir Time Penalty
 20/04 - 1000 Km de Brasília - Veja a parcial com 79 voltas completadas
 20/04 - #s 11,21 e 2 nas três primeiras posições
 20/04 - A parcial da 58ª volta
 20/04 - Pacheco/Andrade voltam a ser os mais rápidos
 20/04 - O #8 foi desclassificado em Brasília
 20/04 - O comando é de Pinheiro/Moreira Neto pela ?IV?
 20/04 - Os dez primeiros na 40ª passagem
 20/04 - O #8 comanda as ações no 40º giro
 20/04 - Confira os dez primeiros na 16ª volta
 20/04 - Porsche #21 lidera em Brasília
 20/04 - Alinhamento liberado na Capital Federal
 20/04 - Os poles dominaram o Warm Up em Brasília
 19/04 - Prova terá largada autorizada após duas voltas com o Safety Car
 19/04 - Pneus podem ser o problema, disse Amir

1 2 3 4 5 6

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados