Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O Top dos sistemas de Cronometragem vai operar na Torre de Interlagos
Quarta-feira, 02 de Abril de 2003
 
Se nas corridas nacionais a sofisticação dos equipamentos já é grande, no Grande Prêmio Brasil tanto a Torre de Controle de Interlagos quanto a Sala de Apoio de Cronometragem que fica situada no estacionalmento do circuito paulistano vão receber o que há de mais moderno, o Top dos sistemas de cronometragem no mundo, que integra a parafernália de 18 toneladas que viajam com a equipe TAG-Heuer pelas pistas que a Fórmula 1 visita ao longo do ano.

Empresa suíça com 130 anos de história, a TAG-Heuer é a responsável pela cronometragem das provas do ?circo? desde o início da temporada de 1992. A equipe de 20 técnicos comandados por Jean Campiche ? que trabalha na empresa desde 1973 - opera um sitema capaz não apenas de controlar os tempos de cada um dos carros da mais badalada categoria de automobilismo do planeta, como também detectar eventuais queimas de largada e superação da velocidade-limite na área dos boxes.

Além do primário ? que pode também detectar as velocidades dos carros em 20 pontos distintos do traçado onde são colocadas antenas ?, o sistema de cronometragem tem também um sistema secundário, que permite resultados precisos mesmo que aconteça alguma pane no sistema principal.

Na Torre de Controle é operado o sistema principal de cronometragem, que alimenta 150 monitores que integram o arsenal de tencnologia que a TAG-Heuer carrega pelo mundo afora. Numa Carreta ? que na corrida brasileira é susbstituída por uma sala especial ?, são operados o sistema paralelo de controle e é feita a geração de caracteres para as transmissões televisivas das corridas. Na Sala de Apoio também é feito o envio das informações para o site da própria TAG-Heuer, que pode ser visitado neste endereço.

Portanto, durante os treinos, as sessões de classificação e a prova brasileira do ?circo?, uma verdadeira legião de Técnicos, e um arsenal de sofisticação vão estar ? assim como acontece em outros países do mundo -, em plena atividade para apontar quem foram os melhores na corrida que será a 700ª da história da Fórmula 1.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/04 - Será que os vencedores passam no teste da balança?
 06/04 - Disputa começou com, e teve outras quatro intervenções do Safety Car
 06/04 - Chuva e ?calha? na pista transformaram a prova numa grande loucura
 06/04 - Foi de Raikkönen a vitória na louca rodada brasileira do ?circo?
 06/04 - Prova interrompida em Interlagos
 06/04 - Começou na pista paulistana
 06/04 - Largada está marcada para às 14h15
 06/04 - Decidido o primeiro adiamento do início da prova
 06/04 - Voltou a apertar a chuva sobre o circuito paulistano
 06/04 - Largada em Interlagos deve acontecer atrás do Safety Car
 06/04 - De novo a ?Curva Chico Landi? é a mais afetada pelo acúmulo dágua
 06/04 - Pé d?água já tem antecedentes em Interlagos
 05/04 - Site oficial ?congelou? desde a chegada dos primeiros carros
 05/04 - Wilson já arrecadou Us$ 1.100.000
 05/04 - Montoya não ficou nada satisfeito com sua atuação na classificatória
 05/04 - Webber teve problemas no último trecho
 05/04 - Tempo de Barrichello ficou acima da marca do pole no ano passado
 05/04 - Confira os tempos de todos os pilotos na classificatória
 05/04 - Barrichello leva ao delírio os torcedores
 05/04 - Tempo de Panis está 0s343 acima da pole do ano passado

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados