Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Havia um desvio no meio do caminho. No meio do caminho havia um desvio...
Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2003
 
Parafraseando Drummond, é possível contar uma das muitas histórias cercam a Mil Milhas, prova que terá sua 31ª edição realizada a partir da zero hora do próximo dia 26 de janeiro.

O cenário era o ?caminho asfaltado no meio do mato? a que o ?Barão? Wilson Fittipaldi se referiu na entrevista publicada pelo Speed On Line .

Um dos fatos ? que jamais foram confirmados, mas também não foram desmentidos pelos pilotos que disputavam as provas da época ? é que muita gente aproveitava a parte noturna da disputa para usar um ?desvio? que existia depois da ?Curva 1? do antigo traçado.

Com quase oito quilômetros de extensão (precisamente 7.933 metros), o traçado original da capital paulistana fazia com que o piloto gastasse uma eternidade para percorrer uma volta completa.

Exatamente por isso, muitos usavam um atalho que ligava a curta reta após a primeira curva do traçado à ?Curva do Sol?, que hoje deixou de existir.

A manobra rendia um bom tempo, já que quase meia pista era deixada para trás...

Mais uma história da escuridão

Se hoje, encravado ao redor de casas e prédios, o Autódromo José Carlos Pace vira um breu à noite, imagine o que ocorria nos anos 50 e 60, quando nada havia ao redor do circuito, a não ser o matagal...

Pois era aproveitando a escuridão total que muitos pilotos usavam um expediente ?Dick Vigarista? para ganhar vantagem em relação aos adversários.

A falcatrua consistia na instalação de uma chave elétrica (obviamente escondida), com a qual se apagavam as lanternas dos carros. Com isso, os pobres adversários ?enchiam a traseira? do concorrente à frente, o que correspondia a um bom ?empurrãozinho?. Não raras às vezes, quem batia atrás tinha o radiador furado, ficando ainda mais para trás ao entrar nos boxes para efetuar o reparo...


Não deixe de conferir

O Especial com tudo sobre a prova do próximo dia 26...
O Especial da 30ª...
E da 29ª Mil Milhas
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/01 - Para quem está acompanhando o "Live Timing"
 26/01 - O #77 está no comando da Mil Milhas
 26/01 - O #21 deu o troco
 26/01 - Confira três primeiros em cada uma das categorias
 26/01 - Os poles voltam a liderar a Mil Milhas
 26/01 - Confira os dez primeiros na 80ª passagem
 26/01 - Esquema de segurança envolve 600 pessoas
 26/01 - Paranaenses já estão fora da disputa
 26/01 - Bombeiros montaram um super-esquema para a Mil Milhas
 26/01 - O Live Timing está no ar
 26/01 - Safety esteve a pista da 40ª à 51ª passagens
 26/01 - Confira os dez primeiros na 40ª passagem
 26/01 - Porsche 6 bateu forte em Interlagos
 26/01 - Durou três passagens a terceira intervenção do carro de serviço
 26/01 - Duas rodadas forçaram as intervenções do carro de serviço
 26/01 - Posições inalteradas na 17ª passagem
 26/01 - Safety Car já interviu uma vez na disputa
 26/01 - O Porsche manteve a ponta na largada
 25/01 - Mil Milhas Brasileiras: Veja os tempos do Warm Up
 25/01 - Mil Milhas Brasileiras: Confira os inscritos

1 2 3 4 5 6 7 8

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados