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Alguns números na história da ?12 Horas de Tarumã?
Sábado, 07 de Dezembro de 2002
 
Através de um trabalho como sempre brilhante do colega Paulo Lava, é possível conhecer em números um pouco da história da ?12 Horas de Tarumã?, prova que terá sua 26ª edição disputada logo mais a partir da zero hora.

O começo

As três primeiras edições da ?12 Horas de Tarumã? aconteceram fora do circuito que empresta o nome à competição, mais precisamente na capital gaúcha, Porto Alegre, que abriu suas ruas para as edições da corrida em 1962, 63 e 68.

Em Porto Alegre, a primeira corrida foi realizada no dia 05 de maio de 62, quando a vitória coube a Breno Fornari em dupla com Afonso Hoch na condução de um Simca.

As provas no circuito

No circuito de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (de onde dista cerca de 35 quilômetros), já aconteceram 21 edições da ?12 Horas?, a primeira delas no dia 26 de setembro de 1971, quando o trio Pedro Victor De La Mare/Quartim Moraes/José Luís de Marchi (os primeiro paulista, e os dois outros gaúchos), levou um Opala ao triunfo.

O Opala é alíás o carro com mais vitórias na história da ?12 Horas?, tendo sido o modelo usado também pelos pilotos que ganharam as provas de 1972, 76, 89, 91 e 1992, num total de seis triunfos.

Na história do velho modelo da GM que tanto fez sucesso nas pistas, há mais um recorde: foi com carros Opala que pilotos conquistaram as pole positions em dez ocasiões: 1971, 72, 75, 76, 87, 89, 90, 92, 93 e 96.

No quesito ?pole positions? conquistadas por Protótipos, há um triplo empate: os Aldee e os Spyder produzidos em São Paulo saíram na frente em três ocasiões cada, o mesmo número de vezes em que os gaúchíssimos Moro/MCR largaram na dianteira.

Porém, em quantidade de triunfos entre os protótipos, a vantagem é favorável aos modelos produzidos pela ALDEE, (Almir Donato Equipamentos Especiais), que foram usados pelos ganhadores das edições da ?12 Horas? em 1994, 95, 96 e 1998.

As provas fora de Tarumã

Além das três primeiras, a ?12 Horas de Tarumã? teve mais uma edição realizada fora ?de seu habitat natural?: foi em 1992, quando as reformas no asfalto da pista em Viamão forçaram a transferência da corrida para Guaporé.

Foi aliás na ?12 horas de Tarumã em Guaporé? (disputada no dia 12 de dezembro de 1992) que se registrou o menor número de carros inscritos numa prova, quando 19 veículos formaram o grid. O contário, maior número de veículos participantes, foi registrado em 1999, quando 49 carros escreveram a história da disputa em Tarumã.

Personagens ilustres

Além de ?feras? mais famosas regionalmente, as edições da ?12 Horas de Tarumã? disputadas ao longo dos anos contaram com a participação de nomes ilustres como os dos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi (que correram em 1968), e de Paulo Gomes e José Carlos Pace, que formaram a dupla vencedora de 1975.

Vitórias

O maior vencedor com carros de Turismo nas páginas escritas até agora na história da ?12 Horas? é Luciano Cardoso, que chegou na frente nas edições de 1997, 98, 99 e 2000, o que lhe confere o status também de vencedor de mais corridas consecutivas.

No que tange a vitórias alcançadas na classificação geral e entre as categorias, o maior vencedor é Vítor Hugo de Castro, que faturou em 1989, 90, 93, 96, 97 e 2000.

Maior & menor diferença

A menor diferença entre vencedor e segundo colocado registrada na história da ?12 Horas? até aqui foi a de 0s057 que Lino Reginato conseguiu sobre Jorge Fleck em 1973.

Já a maior margem entre o primeiro e segundo colocados foi registrada em 1997, quando a equipe vencedora tinha 15 passagens de vantagem sobre o time que colocou seu carro na segunda posição.

Mais e menos voltas

A edição da ?12 Horas? com maior número de passagens completadas pelo vencedor foi a do ano passado, quando Carlos Kray, João Batista Rodrigues e Antonio Spolador Neto completaram 522 giros. Já a edição com memnos voltas completas foi a de 1976, quando a cerração provocou o final da prova depois de 161 voltas.

A neblina fez também com que outra edição da ?12 Horas de Tarumã? fosse interrompida antes do total de tempo previsto, em 1974.

Veja também outras informações sobre a 26ª ?12 Horas?
 
Jorge Kraucher
 
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