Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 30 anos, Emerson Fittipaldi conquistava seu primeiro título
Terça-feira, 10 de Setembro de 2002
 
Animado com a conquista de sua 4ª vitória no ano de 1972 ? havia chegado na frente na Espanha, na Bélgica, na Grã-Bretanha e na Áustria ?, o brasileiro Emerson Fittipaldi viajou até o circuito de Monza, onde disputaria no dia 10 de setembro o 25º GP de sua carreira.

Na quarta-feira antes da prova na Itália, o impensável aconteceu: o caminhão que transportava a parafernália da Lotus tombou na estrada, destruindo quase completamente o modelo 72D com o qual o piloto brasileiro então com 25 anos havia disputado as provas anteriores.

Sem o carro principal, Fittipaldi se viu obrigado a entrar na pista com o chassis número 5 "um modelo antigo que utilizávamos desde 1970", ele relembra. E foi a bordo da velha máquina que Emerson conquistou a segunda pior posição de largada da temporada: a 6ª, melhor apenas que a 8ª assegurada para a formação do grid do GP da França.

Não bastasse isso, o carro ainda apresentou problemas de vazamento de combustível, que só foi sanado "graças ao trabalho brilhante dos mecânicos".

Tudo parecia conspirar contra Emerson até que fosse completada a 40ª das 55 voltas totais da edição número 43 do "Gran Premio D´Itália". Foi então que o carro de Jacky Ickx apresentou problemas, causando o abandono da disputa pelo único piloto capaz de impedir Fittipaldi de "chegar lá".

O momento era aquele. Emerson tinha o caminho aberto para vencer sua 5ª prova na temporada, e, o mais importante, inscrever seu nome e o de nosso país pela primeira vez na "Galeria dos Campeões" da mais badalada categoria do automobilismo em todo o planeta.

"As 15 voltas finais daquela corrida foram as mais longas da minha
carreira", relata Emerson, que teve o primeiro triunfo de sua carreira narrado pelo pai, o "Barão" santoandreense Wilson Fittipaldi, através da então Rádio Panamericana, atual Jovem Pan.

"Há um mês ouvi a gravação daquela prova junto com meus filhos mais novos Joana e Luca. Ficamos todos muito emocionados", conta Emerson, que depois ainda conquistou o título da Fórmula 1 em 1974, foi campeão na Fórmula CART/FedEx em 1989 e venceu duas edições da 500 Milhas de Indianápolis: em 1989 e 93.

"Foi no automobilismo que construi minha vida, meus negócios e conheci o mundo. A única coisa ruim foi ter perdido alguns amigos em acidentes na pista, quando eu estava começando na Fórmula 1. Só isso eu lamento, o resto foi muito bom", conclui Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/05 - Endurance 3h15 de Kart Interlagos será sexta-feira
 08/05 - OTAZÚ QUER MANTER LIDERANÇA NA f-MASTER
 06/05 - DISPUTAS AGITARAM ETAPA DA AKSP
 13/05 - Collet foi duas vezes ao topo do pódio nas ruas de Pau
 13/05 - Os números da F-4 Francesa
 13/05 - Resultados da Fórmula 4 Francesa em Pau
 13/05 - Como terminou a corrida na Catalunha
 13/05 - Os números do "circo" após a prova na Espanha
 07/05 - Roncato ganhou as duas da Euroformula Open em Paul Ricard
 07/05 - Os números da Euroformula Open
 07/05 - Euroformula Open: confira os resultados de Paul Ricard
 29/04 - Resultado completo da 1ª etapa do Brasileiro
 29/04 - Confira quem correu em Curitiba
 27/04 - Resultado do Prototype Challenge no Barber Motorsport Park
 27/04 - Lamelas: presença brasileira no pódio do Prototype Challenge
 26/04 - Vitória de Scott, e Cunha Filho no pódio da 4ª etapa da Pro Mazda
 26/04 - Veja o resultado da Pro Mazda no domingo
 25/04 - Brasileiros brilharam na corridas da F-4 em Adria
 25/04 - Resultados da 2ª e 3ª provas da F-4 Italiana
 24/04 - O´Ward venceu também no domingo. Franzoni foi o segundo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados