Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Multimídia auxiliou na construção dos campeoníssimos R8
Domingo, 16 de Junho de 2002
 
Se vão ou não vencer de novo a competição de longa duração mais tradicional do planeta é difícil dizer, uma vez que nas 7 horas restantes há muito por vir.

Fato é que os Infineon Audi R8 eram já no início dos treinos, antes da classificatória, e ainda são neste momento os carros com maior potencial para de novo estarem à frente quando terminar a maratona no "Circuit de La Sarthe".

O enorme potencial dos carros desenvolvidos e produzidos pela marca alemã dos quatro anéis tem como explicação, claro, além do investimento, também a tecnologia de ponta que foi aplicada em todas as etapas de sua concepção, do projeto inicial ao planejamento de estratégias para o alcance do tricampeonato.

O uso do sistema CadCam, hoje bastante comum em toda a indústria automobilística, é apenas a ponta do iceberg na tecnologia que foi empregada no prazo entre a idéia e a entrada do modelo na pista para treinos, treinos e mais treinos.

Os ensaios acabaram sendo um toque a mais no aperfeiçoamento das máquinas, que antes mesmo de serem levadas à pista já tinham suas reações praticamente todas conhecidas e mapeadas pelos técnicos, já que um programa especial de computador fez todas as simulações possíveis e imagináveis antes mesmo que qualquer um dos 9 pilotos contratados para a condução das 3 máquinas precisasse se importar em tirar do armário o capacete, o macacão, as luvas, sapatilhas e balaclavas.

Tanta tecnologia, acabou chamando a atenção da japonesa Team Goh International, equipe que adquiriu um dos exemplares do R8 para a disputa deste ano. Conduzido pelo trio Seiji Ara/Yannick Dalmas/Hiroki Katoh, o "R8 à japonesa" ocupava a 7ª colocação no momento em que os líderes Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen (campeões das provas de 2000 e 2001 em Le Mans) passaram pela 280ª vez defronte à Torre de Cronometragem do circuito que todos os anos no mês de junho se torna a Meca para os amantes das competições de Endurance.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/06 - O tempo esquentou na pista francesa
 15/06 - Confira a 2ª parcial da 24 Horas de Le Mans
 15/06 - Os Audi voltam ao "1-2-3" em Le Mans
 15/06 - Temperatura é de 22 Graus na pista francesa
 15/06 - Um bom começo de prova para os bicampeões
 15/06 - 24 Horas de Le Mans - Resultados parciais na 50ª volta
 15/06 - Apenas os dois primeiros na mesma volta em Le Mans
 15/06 - Os Audi estão na frente em Le Mans
 15/06 - Bicampeões lideram a 24 Horas
 15/06 - Começou a prova "Non Stop" na França
 15/06 - Contrastes no final do Warm Up em Le Mans
 15/06 - 24 Horas de Le Mans - Veja os tempos do Warm Up
 14/06 - Franceses e norte-americanos serão a maioria na maratona em Le Mans
 14/06 - Dia é de descanso para os pilotos
 14/06 - 24 Horas de Le Mans - Veja a relação de inscritos
 14/06 - Confira o grid completo para a prova em Le Mans
 13/06 - Audi fez outro "1-2-3" em Le Mans
 13/06 - Capello/Herbert/Pescatori voltaram a andar na frente
 13/06 - 24 Horas de Le Mans - Confira os tempos da 1ª metade da 2ª classificatória
 13/06 - 24 Horas de Le Mans - Veja os tempos da 1ª classificatória

1 2 3

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados