As modificações feitas na Curva Porsche mereceram elogios, mas também foram criticadas no teste coletivo para a 24 Horas realizado no último domingo em Le Mans.
É consenso entre os pilotos que a ampliação das áreas de escape aumentou a segurança, mas por outro lado descaracterizou um dos pontos mais emblemáticos do traçado.
"A Curva Porsche sempre foi um dos lugares mais emblemáticos de Le Mans, e essa modificação torna o traçado menos excitante”, disse André Lotterer, segundo quem, se as reformas tiverem sequencia, pilotar no Circuit de la Sarthe será como “dirigir num estacionamento sem nada ao seu redor”.
O comentário do alemão tricampeão da prova (Lotterer, hoje piloto da Porsche, venceu em 2011, 2012 e 2014, sempre pela Audi), é parecido com o feito pelo dinamarquês Jan Magnussen, que apesar de ter perdido a chance de vencer pela classe “LMGTE Pro” em 2015 por ter batido sua Corvette no trecho reformado disse: "Eu não sou necessariamente um fã de mover paredes e barreiras para mais longe", ele falou, frisando que "Se você deslocar as proteções para quilômetros de distância, esse circuito passa a ser como qualquer um da Fórmula 1, onde qualquer piloto pode ser rápido", opinou.
O diretor esportivo do Automobile Club de l'Ouest Vincent Beaumesnil defendeu as obras dizendo que foram a melhor alternativa para evitar a construção de uma chicane. "As curvas Porsche são um dos trechos mais famosas do traçado onde temos carros passando entre duas paredes a cerca de 250 km/h. Uma maneira de contornar os riscos seria construir uma chicane, mas isso não seria o ideal já que queremos manter a velocidade porque ela faz parte da personalidade de Le Mans”, ele disse.
Duas pontes, e toneladas de terra e concreto
As obras que permitiram o aumento das áreas de escape da Curva Porsche levaram três meses e meio para serem concluídas, e exigiram a movimentação de cerca de 40 mil toneladas de terra, a construção de duas pontes e outras tantas toneladas de concreto abrasivo para a pavimentação das novas áreas de segurança, o que segundo Beaumesnil permite que um carro que eventualmente escape do traçado atinja a barreira de proteção num ângulo menor.
As pontes que aumentaram artificialmente a subida da Curva Porsche –na realidade uma sequencia de quatro curvas do tipo direita, esquerda, esquerda, direita – passam sobre a estrada vicinal “RD 92” e por cima do Rio Roule-Crottes.
Além das áreas de escape maiores, o muro de entrada do trecho modificado ganhou a proteção do SAFER (Steel and Foam Energy Reduction) system, uma espécie de amortecedor de impacto construído com aço e espuma que nasceu nos Estados Unidos, nas provas da NASCAR, foi bastante usado pela Fórmula Indy e agora chega ao outro lado do Oceano Atlântico. |