Se é ou não em razão apenas da crise econômica que o país atravessa ou um reflexo de mudanças no regulamento das quais muitos vem reclamando é uma discussão a ser feita entre os integrantes do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e aqueles que “fazem acontecer” a corrida, mas é fato que por um ou outro motivos – ou talvez ambos - o número de carros no grid das 12 Horas de Tarumã do último final de semana foi o segundo pior de toda história da corrida.
A prova iniciada à zero hora do domingo teve de 24 carros alinhados, um número mais alto apenas que o registrado em 1992, quando reformas na pista do palco tradicional levaram a corrida para Guaporé, na Região das Serras Gaúchas, onde 19 carros alinharam.
Se levadas em consideração só as edições disputadas na pista situada em Viamão o grid foi o menor de toda a história da corrida que começa no cada vez mais distante ano de 1962, no circuito da Cavalhada/Pedra Redonda, um traçado sinuoso situado na capital gaúcha que sediou três disputas da então chamada “12 Horas de Porto Alegre. Além dessas corridas, só a de Guaporé foi realizada fora do traçado usado no último final de semana.
Confira abaixo o gráfico com os números de inscritos em cada edição.

Colaborou Paulo "McCoy" Lava |