Os técnicos do Automobile Club de l’Ouest e representantes da Comissão de Endurance da Federação Internacional de Automobilismo decidiram equilibrar os carros da categoria “LMGTE Pro”, e, para tanto, vão adotar um Balanço de Performance já para a 24 Horas de Le Mans, que terá largada às 10h00 da manhã deste sábado, pelo horário de Brasília.
Para evitar que os reestreantes Ford GT e as Ferrari 488 GTE atropelem os Porsche, Corvette e Aston Martin inscritos, as máquinas da fábrica do oval azul e do cavalinho rompante vão ter de competir com pesos totais e tanques de combustível maiores, além de usarem “estranguladores” para a limitação da pressão dos turbocompressores entre os 4.200 e 7.000 rpm.
Os carros da Ferrari terão o peso aumentado em 15, que juntados aos 20 extras já previstos anteriormente elevarão os pesos das máquinas de 1260 para 1275 quilos, competindo com tanques de combustível de 92 litros, quatro além da capacidade anterior, que era de 88 litros.
Já as máquinas da Ford (que há exatos 50 anos, em 1966, iniciaram uma sequência de quatro vitórias consecutivas), irão à pista com 1245 quilos de peso total, dez quilos a mais que o previsto anteriormente. Além disso, a pressão dos turbocompressores dos GT40 será estrangulada por um difusor.
Os Corvette correrão com uma restrição de potência menor que a usada nos treinos, e terão tanques de combustível que de 93 passarão a permitir 100 litros, enquanto os Aston Martin ganharão restritores de ar 4 milímetros mais largos, e os Porsche 991 RSR não sofrerão nenhuma alteração mecânica, ficando as mudanças restritas aos tanques, que terão oito litros a mais que os 95 máximos permitidos pela regra antiga.
As modificações nos carros serão testadas no Warm Up de 45 minutos que será realizado seis horas antes do “larga” (a partir das 4h00 de Brasília). |