Sam Hornish Junior roubou a liderança do pole position Tony Kanaan na primeira volta, mas o brasileiro deu o troco, completando o segundo giro como líder.
Na terceira passagem, Hornish era novamente o líder, mas Kanaan voltou a ultrapasssá-lo, reassumindo o comando das ações.
Na 15ª passagem, Larry Foyt, que fora o primeiro a ingressar nos boxes para a troca de pneus, bateu forte contra o muro, forçando o brazuca Hélio Castro Neves a realizar uma manobra espetacular para evitar o choque.
Ainda como líder, Kanaan realizou sua primeira parada para a troca de pneus na 20ª volta, mas não perdeu a condição de melhor da corrida, seguido de Sam Hornish Junior e Scott Sharp.
A relargada aconteceu na 25ª volta, quando Dario Franchitti roubou a liderança de Kanaan, que voltaria à ponta na 27ª passagem, seguido do escocês e de Hornish Junior, então o terceiro colocado.
Numa manobra sensacional feita na 38ª volta, Sam Hornish Junior deixou para trás de uma única vez Tony Kanaan e Dario Franchitti, que traziam a seguir Buddy Lazier e Danica Patrick.
No complemento do primeiro quarto de corrida, na 50ª passagem, Hornish seguia líder, escoltado por Franchitti, por Kanaan e por Danica Patrick, que havia superado Lazier na 46ª volta, assumindo o quarto lugar. |