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DKW Malzoni ? o começo da história
Quinta-feira, 12 de Maio de 2005
 
Em maio de 1961, Genaro Malzoni, o ?Rino?, Advogado e proprietário da Fazenda Chimbó, na cidade de Matão, no interior de São Paulo, teve a idéia de construir um carro personalizado, desejo que se concretizou em novembro de 1962, com um veículo tipo GT de quatro lugares construído sobre um chassi DKW e equipado com os mesmos componentes mecânicos do carro fabricado no Brasil pela Vemag.

Quando começou a circular, o modelo criado por Rino despertou grande interesse, o que o animou a ingressar no ramo da construção de carros especiais, um desejo que cresceu ainda mais depois de uma reunião marcada por seu primo Oscar Malzoni, então Presidente do Automóvel Clube Estadual de São Paulo, onde a iniciativa do ?construtor de Matão? foi taxada como ?maluquice?.

Indignado, Rino Malzoni deixou aquela reunião defendendo com firmeza a idéia de construir novas unidades de seu modelo, e de organizar no final de 1963 uma prova que seria a primeira com carros tipo ?Protótipos? disputada no país.

Destinado às pistas

Ao contrário da primeira unidade construída em Matão, o segundo carro produzido por Rino, um GT de dois lugares e carroceria de chapa de aço montado sobre um chassi DKW Vemag encurtado destinava-se às pistas.

A prova de Protótipos planejada para o final de 1963 acabou não acontecendo, mas a idéia de permitir a participação desse tipo de carro nas competições brasileiras foi amadurecendo, e finalmente foi aprovada em 1964.

A primeira corrida brasileira com a participação de Protótipos foi a 6 Horas de Interlagos disputada no dia 19 de julho de 1964, quando Mário César de Camargo Filho, o ?Marinho? pilotou um DKW Malzoni, e Nilo de Barros Vinhais correu com um DKW Vemag com traseira encurtada, que logo ganhou o curioso apelido de ?Pé na bunda?.

A disputa da 6 Horas foi dividida em três baterias de 2 horas cada, e o DKW Malzoni II, como foi batizado, não terminou, embora tenha fechado na quinta posição a segunda bateria.

Ainda em 1964, Marinho disputou outras três corridas: a ?Cem Milhas da Barra da Tijuca?, no Rio de Janeiro, aonde chegou no quarto lugar depois de um duelo sensacional com o Karmann Ghia Porsche pilotado por Chico Landi, o ?Prêmio Simon Bolívar?, em Interlagos, onde foi o vencedor, e os ?500 Km da Guanabara?, novamente no Rio, quando Camargo Filho foi o terceiro colocado correndo em dupla com Eduardo Scuracchio.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
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