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Prova em Brasília teve a maior média da história
Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2005
 
A 26ª edição, corrida disputada em Brasília no dia 19 de janeiro de 1997 que Nelson Piquet, Johnny Cecotto e Steve Soper venceram a bordo de um McLaren GTR/BMW, foi a que teve a maior média horária da história da Mil Milhas Brasileiras.

Na pista que o tricampeão Mundial de Fórmula 1 arrendou, Piquet, Cecotto e Soper conseguiram manter a fantástica média de 160,147 km/h, velocidade que até agora não foi superada.

No segundo lugar do ranking de maiores médias horárias aparece a 18ª Mil Milhas, corrida que foi disputada ainda no antigo traçado de Interlagos no dia 23 de janeiro de 1988, quando Zeca Giaffone conquistou uma das cinco vitórias que o colocam como o maior vitorioso de todos os tempos na competição.

Foi em Interlagos, o palco original da corrida que além da do Distrito Federal teve outra edição disputada fora, em 1999, em Curitiba, que aconteceram as duas menores médias horárias registradas na história da competição que vai acontecer pela 33ª vez no próximo dia 25 de janeiro.

A Mil Milhas com menor média horária foi a 4ª, realizada em 21 de novembro de 1959, quando Catharino Andreatta e Breno Fornari percorreram os então 8 quilômetros do traçado à média de 98,185 km/h.

Confira abaixo a média de cada uma das edições da Mil milhas disputadas até agora.

ProvaDataPista/ext.Média
 26ª edição  19/01/1997  Brasília / 5,475 m  160,147 km/h 
 18ª edição  23/01/1988  Interlagos / 7,874 m  139,275 km/h 
 24ª edição  08/04/1995  Interlagos / 4,325 m  139,058 km/h 
 19ª edição  21/01/1989  Interlagos / 7,874 m  138,738 km/h 
 15ª edição  25/01/1985  Interlagos / 7,874 m  136,676 km/h 
 30ª edição  27/01/2002  Interlagos / 4,309 m  136,013 km/h 
 16ª edição  26/01/1986  Interlagos / 7,874 m  135,259 km/h 
 29ª edição  27/01/2001  Interlagos / 4,309 m  135,074 km/h 
 32ª edição  25/01/2004  Interlagos / 4,309 m  134,828 km/h 
 31ª edição  26/01/2003  Interlagos / 4,309 m  134,390 km/h 
 28ª edição  19/12/1999  Curitiba / 3,717 m  134,352 km/h 
 23ª edição  22/01/1994  Interlagos / 4,325 m  133,481 km/h 
 27ª edição  20/12/1998  Interlagos / 4,292 m  131,757 km/h 
 17ª edição  25/01/1987  Interlagos / 7,874 m  128,710 km/h 
 12ª edição  20/12/1981  Interlagos / 7,874 m  128,125 km/h 
 20ª edição  08/04/1990  Interlagos / 4,325 m  125,304 km/h 
 13ª edição  30/01/1983  Interlagos / 7,874 m  125,138 km/h 
 10ª edição  22/11/1970  Interlagos / 7,960 m  125,132 km/h 
 11ª edição  09/12/1973  Interlagos / 7,960 m  124,763 km/h 
 21ª edição  26/01/1992  Interlagos / 4,325 m  122,905 km/h 
 14ª edição  22/01/1984  Interlagos / 7,874 m  121,593 km/h 
 22ª edição  24/01/1993  Interlagos / 4,325 m  117,630 km/h 
 9ª edição  02/11/1967  Interlagos / 8,000 m  113,946 km/h 
 8ª edição  19/11/1966  Interlagos / 8,000 m  111,933 km/h 
 7ª edição  17/11/1965  Interlagos / 8,000 m  107,267 km/h 
 6ª edição  25/11/1961  Interlagos / 8,000 m  105,443 km/h 
 5ª edição  23/11/1960  Interlagos / 8,000 m  104,372 km/h 
 3ª edição  19/11/1958  Interlagos / 8,000 m  102,698 km/h 
 2ª edição  23/11/1957  Interlagos / 8,000 m  101,401 km/h 
 1ª edição  24/11/1956  Interlagos / 8,000 m  98,910 km/h 
 4ª edição  21/11/1959  Interlagos / 8,000 m  98,185 km/h 
 25ª edição  20/04/1996  Interlagos / 4,325 m  Não disponível 


Pesquisa: Napoleão Augusto Ribeiro
 
Jorge Kraucher
 
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