Por ser semana de prova da Stock Car no Rio, resgatamos do fundo do baú uma foto tirada por Sérgio Sanderson no Autódromo Internacional Nelson Piquet no dia 20 de julho de 2000, justamente na ocasião em que a TV Globo mostrou pela primeira vez ao vivo uma disputa da categoria.
Pela programação inicial, as corridas válidas pela 4ª e 5ª etapas do Campeonato Brasileiro daquele ano ? que teve Chico Serra como campeão -, deveriam ser realizadas no Circuito Oval Emerson Fittipaldi, mas uma chuva torrencial iniciada cerca de uma hora antes da largada da primeira disputa ? que começou às 10h45 -, acabou fazendo com que as provas acontecessem quase que no circuito normal, na realidade, um encurtado para 2.750 metros, já que não foi usada uma parte do setor Sul do traçado.
E foi a chuva ? mostrada nesta foto ?, que tornou a primeira disputa tão confusa que ao ter deixado seu carro após vencer, Ingo Hoffmann sequer sabia que tinha sido ele a conquistar o direito de ir ao topo do pódio depois de fechar as 21 voltas totais em 29min03s566 com 33s741 de vantagem em relação a Flávio ?Nonô? Figueiredo, e 35s689 adiante de Adalberto Jardim.
Na segunda corrida, a ordem de largada foi exatamente inversa à de chegada da primeira prova, o que fez com que Alexandre Negão, o Xandy?, saísse na frente, onde estava também na quadriculada das 15 voltas que tiveram Hoffmann chegando em segundo, com 19s337 de desvantagem, e Rodney Felicio como terceiro colocado, 40s706 atrás de Negrão na disputa onde a chuva levou a Direção de Prova a apresentar a bandeira vermelha.
E neste final de semana, mais histórias da Stock vão ser escritas em Jacarepaguá, que sediará pela 33ª vez uma corrida da categoria que terá disputada a prova número 282 de sua história. |