Usado pela primeira vez na corrida de abertura da temporada 2001, disputada em Curitiba no dia 8 de abril, o pacote formado pelos chassis tubulares produzidos pela ZF, e pelos propulsores V8, vai completar sua 40ª corrida no próximo domingo, na 4ª etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car, que movimentará o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina.
Nas 39 vezes em que o conjunto já foi usado, a maioria das vitórias foi conquistada pelo paulista Francisco Adolpho Serra, o ?Chico?, que chegou na frente em dez ocasiões. O vice-líder do ranking na ?Era V8? Ingo Hoffmann, também paulista, que ganhou seis corridas, apenas uma a mais que o carioca Carlos ?Cacá? Bueno.
Dos 11 pilotos que já venceram desde que os carros passaram a ser empurrados pelos propulsores V8 que tiveram um novo lote importado dos Estados Unidos para este campeonato, o quarto maior vitorioso é o campeão da última temporada David Muffato, do Paraná, com quatro triunfos, enquanto o quinto lugar do ranking é dividido pelos também paulistas Roberto ?Beto? Giorgi e Giuliano Losacco, que já chegaram na frente em três ocasiões cada um.
A sétima posição entre os que já ocuparam o topo do pódio durante a ?Era V8? é dividida por Flávio ?Nonô? Figueiredo e pelos irmãos Alexandre ?Xandy? e Augusto ?Guto? Negrão, que faturaram duas vitórias cada um. Fechando a lista dos que já ganharam desde a estréia dos V8 surgem os também paulistas Paulo Gomes e Antonio Jorge Neto, com um triunfo cada.
Confira abaixo quem venceu quanto.
Os vencedores na "Era V8" da Stock Car | 1 | Francisco "Chico" Serra (SP) | 10 | 2 | Ingo Hoffmann (SP) | 6 | 3 | Carlos "Cacá" Bueno (RJ) | 5 | 4 | David Muffato (PR) | 4 | 5 | Roberto "Beto" Giorgi (SP) | 3 | = | Giuliano Losacco (SP) | 3 | 7 | Flávio "Nonô" Figueiredo (SP) | 2 | = | Alexandre "Xandy" Negrão (SP) | 2 | = | Augusto "Guto" Negrão (SP) | 2 | 10 | Paulo Gomes (SP) | 1 | = | Antonio Jorge Neto (SP) | 1 | |