Num país onde apenas entre as décadas de 70 a 90 o número de categorias de caráter nacional que simplesmente desapareceram é de 14 ? total que atinge 16 se forem incluídos as temporadas de 2001 e 2002 -, atingir 50 corridas de um determinado certame é um grande feito, em especial se os times fizerem investimentos evitando a defasagem tecnológica dos carros.
Promotores, preparadores e pilotos envolvidos trabalhando conjuntamente no sentido de atingir objetivos bem traçados também são altamente recomendáveis à longevidade de uma categoria, e nos quesitos citados até aqui a Stock Car Brasileira é um exemplo bem clássico de que é possível chegar à disputa do 26º Campeonato Brasileiro com vitalidade.
A prova marcada para este domingo no Autódromo Internacional de Curitiba será nada menos que a de número 273 da história da categoria que estreou no cada vez mais distante 22 de abril de 1979, quando o paulista Affonso Giaffone Júnior venceu a disputada realizada no Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade gaúcha de Viamão.
Que tal darmos um passeio pela história, verificando quais foram as datas, e quem venceu as provas que marcaram cada uma das ?Bodas? já comemoradas até aqui pela Stock Car?.
Pereira venceu na 50ª corrida
A 50ª corrida da história do Campeonato Brasileiro da Stock Car foi disputada em sua quinta temporada, no então ainda denominado Autódromo Internacional do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, no dia 28 de maio de 1983, quando o topo do pódio foi ocupado pelo paulista Luiz Alberto Pereira.
Serra levou o caneco na 100ª prova
Foi para a estante do também paulista Francisco Adolpho Serra, o ?Chico?, o caneco pela vitória na histórica 100ª disputa da Stock Car Brasileira, numa festa que teve como palco o Autódromo Internacional de Goiânia, onde a segunda etapa do 11º Campeonato Brasileiro foi disputada no dia 14 de maio de 1989.
Hoffmann faturou na 150ª disputa
Também representante de São Paulo, foi Ingo Otto Hoffmann o ganhador da 150ª competição da história da Stock, numa prova que foi disputada no então já denominado Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, no dia 20 de novembro de 1994, portanto, na 16ª temporada da categoria.
?Paulão? venceu a 200ª corrida
A corrida que marcou o bicentenário da Stock Car também teve como palco o traçado paulistano, onde a honra de vencer coube ao mineiro de nascimento e ribeirãopretano por opção Paulo de Mello Gomes, o ?Paulão?, que chegou na frente de todos os adversários na prova disputada no dia 29 de novembro de 1998.
Serra faturou também na 250ª prova
O ganhador da prova número 100 Chico Serra levou o troféu pela vitória também na 250ª corrida da Stock, disputada no dia 7 de abril de 2002, coincidentemente no mesmo Autódromo Internacional de Curitiba, que neste domingo sediará a prova de abertura da 26ª temporada.
Quem venceu as corridas festivas
Prova | Etapa | Temporada | Local | Data | Vencedor | 50ª | 4ª | 5ª | Jacarepaguá (RJ) | 28/05/83 | Luís Alberto Pereira (SP) | 100ª | 2ª | 11ª | Goiânia (GO) | 14/05/89 | Chico Serra (SP) | 150ª | 9ª | 16ª | Interlagos (SP) | 20/11/94 | Ingo Hoffmann (SP) | 200ª | 19ª | 20ª | Interlagos (SP) | 29/11/98 | Paulo Gomes (SP) | 250ª | 2ª | 22ª | Curitiba (PR) | 07/04/02 | Chico Serra (SP) |
Confira as informações sobre a história da Stock Car usando este link. |