|
 |
|
|
|
Em 1994, o fim da história do BMP |
Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2004 |
|
Contando com pouquíssimos pilotos de renome, nenhum patrocinador de peso e nenhuma fábrica envolvida oficialmente, o campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos viveu em 1994 sua agonizante temporada final, de novo tendo suas corridas disputadas como preliminares das do Brasileiro de Fórmula Ford.
A cambaleante temporada do ano em que o Brasil e o mundo choraram a morte de Ayrton Senna começou a ser disputada no dia 15 de maio, em Brasília, onde a dupla Egon Herzfeldt/Vicente Daudt chegou na frente usando um modelo Escort da Ford, mesmo carro que Rodolfo Pousa e Cláudio Girotto Filho pilotaram para ganhar a segunda etapa, realizada em São Paulo no dia 5 de junho.
Na terceira etapa, realizada no dia 24 de julho em Londrina, aconteceu a estréia de uma divisão ?B?, que tinha como objetivo atrair para as provas pilotos que tivessem seus carros adequados aos regulamentos dos diversos campeonatos das regiões por onde passasse a caravana. Átila Sippos e Carlos Apezzatto ganharam pela divisão principal a bordo de um Escort, enquanto David Muffato e Edgar Favarin competiram com um VW Voyage para chegarem na frente pela ?B?.
No autódromo gaúcho de Tarumã, no dia 14 de agosto Átila Sippos voltou a ganhar, desta vez pilotando seu Escort em dupla com Chico Serra. Já pela ?B?, ganharam Marcos Pegoraro e Henrique Zornig, também a bordo de um Ford Escort.
Em Goiânia, no dia 18 de setembro, Egon Herzfeldt/Vicente Daudt voltaram a ganhar pela principal, enquanto Marcos Pegoraro e Henrique Zornig voltaram a chegar na frente pela divisão ?B?, um resultado idêntico ao verificado no final da 6ª etapa, disputada em Guaporé no dia 9 de outubro.
Com carros e pilotos de volta a Goiânia, a penúltima prova da temporada aconteceu no dia 6 de novembro, quando os Escort de Andreas Mattheis/Paulo Júdice e
David Muffato/Edgar Favarin estavam na frente na quadriculada, respectivamente pelas divisões ?A? e ?B?.
Herzfeldt/Daudt voltaram a ganhar pela divisão principal na corrida de encerramento do campeonato, conquistando o título em Interlagos, no dia 11 de dezembro. Pela ?B?, a festa tanto por mais uma vitória quanto pelo staus de melhores do ano foi outra vez de Pegoraro/Zornig.
Pela segunda temporada consecutiva, a Ford levou o título de Marcas.
Colaboraram Paulo Lava e Napoleão Augusto Ribeiro |
|
Jorge Kraucher |
|
» Leia também |
12/02 - Prova no Rio abriu o campeonato de 1986
11/02 - As provas, e os vencedores no "Ano 3" do campeonato
11/02 - Campeonato de 1985 novamente começou em Interlagos
10/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 2" do campeonato
10/02 - Grids lotados marcaram o segundo ano do Brasileiro de Marcas e Pilotos
09/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 1" do campeonato
09/02 - Marcas e Pilotos: um passeio pelo tempo
|
1 2 |
|
|
 |
|
 |