Em função dos altos custos de manutenção dos carros na ?Era Turbo? ? que durou duas temporadas -, os componentes foram abolidos no regulamento de 1989, o que fez com que a sétima temporada do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos voltasse a ter apenas veículos aspirados.
O certame começou a ser disputado em Interlagos, onde a vitória na prova realizada no dia 23 de abril coube a Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor.
A segunda corrida, disputada em Tarumã no dia 21 de maio, contou com a vitória de Ingo Hoffmann e Fábio Greco, com um modelo Escort da Ford, enquanto a terceira prova, disputada em 4 de junho, teve Toninho da Matta e Gunnar Vollmer no topo do pódio em Cascavel.
De novo em Interlagos, no dia 25 de junho, a quarta disputa do ano teve novamente a vitória de Hoffmann/Greco, os mesmos pilotos que chegaram ao triunfo na quinta disputa do campeonato, realizada no Rio de Janeiro no dia 23 de julho.
Os Passat, da Volkswagen, foram os melhores carros na 6ª e 7ª etapas, respectivamente através de Toninho da Matta/Gunnar Volmer, em Goiânia, no dia 27 de agosto, e de Andréas Mattheis/Ricarco Cosac, que chegaram na frente da prova realizada no Rio de Janeiro no dia 23 de setembro.
Pilotando um VW Voyage Fábio Bertolucci/Ronaldo Ely ganharam a antepenúltima corrida do certame, disputada em Tarumã no dia 15 de outubro, enquanto Toninho da Matta e Gunnar Vollmer venceram a 9ª e 10ª etapas, disputadas em Curitiba no dia 19 de outubro, e em Cascavel no dia 26 de novembro.
Toninho da Matta e Gunnar Vollmer festejaram o título de Pilotos, enquanto a Volkswagen outra vez derrotou a concorrência no Campeonato de Marcas. |