O Autódromo paulistano foi o palco das corridas de abertura e encerramento do ?ano 6? do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, em 1988.
A primeira prova aconteceu no dia 13 de março, quando Rogério dos Santos venceu a bordo de um Passat, modelo da Volkswagen que chegaria na frente também na segunda corrida, realizada no Rio de Janeiro no dia 2 de abril, quando a vitória coube à dupla Paulo Gomes/Walter ?Tucano? Barchi (que ganhou este apelido em função de um nariz bastante avantajado).
O circuito de Cascavel, no Oeste do Paraná, sediou no dia 1º de maio a terceira prova do certame, na qual a vitória ficou para Arthur Bragantini/Toninho da Matta, que dividiram a condução de um Fiat Uno.
Andreas Mattheis ganhou a bordo de um Passat a corrida realizada em Brasília no dia 29 de maio, enquanto a disputa seguinte, outra vez em Interlagos, no dia 6 de junho, teve o topo do pódio ocupado por Cláudio Girotto Filho, com um modelo Escort da Ford.
Mattheis voltou a concluir na frente a prova disputada em Goiânia no dia 24 de julho, enquanto as duas corridas seguintes ? ambas no Rio de Janeiro, uma em 27 de agosto e outra em 18 de outubro ?, contaram com vitórias de Chico Serra, com um Fiat Uno, e de Rogério dos Santos, o ?Jegue Voador?, que de novo correu com um Passat.
Cláudio Girotto voltaria a vencer com Escort a penúltima corrida da temporada, realizada em 23 de outubro no Autódromo Internacional de Tarumã, enquanto Mattheis com seu Passat faturou o triunfo na última corrida, disputada em Interlagos no dia 20 de novembro.
No final da temporada, a festa foi de Andreas Mattheis (hoje o responsável pela preparação dos carros de Xandy Negrão, tanto na Stock Car quanto no Brasileiro de Endurance).
A Volkswagen arrebatou o quinto em seis títulos possíveis entre as Marcas.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |